domingo, 23 de setembro de 2012

Estreia no Bessa com Empate


Empate extremamente amargo, a vitória fugiu no último dos noventa minutos do jogo. Injusto pelo que conseguimos fazer na primeira parte e pelo que resistimos na segunda. Faltou pouco para poder assegurar os três pontos e hoje, ao contrário do que tem acontecido, merecíamos melhor sorte...

Entramos diferentes relativamente aos últimos jogos, com ponta de lança de raíz (Fary) em detrimento de um médio (Joel), compensado o meio campo com a estreia de Petit.
E esteve aqui um dos pontos mais fortes da equipa, o trio de meio campo: Navas, o mais fixo; Petit, o equilibrador; Zé Tiago, o médio mais livre para desequilibrar no ataque e pressionar mais à frente, sem descurar nas tarefas defensivas. Bem na recuperação de bolas, bem a compensar as subidas dos laterais André Pereira e Paulo Campos, muito bem a fazer circulação de bola (de lado a lado, como deve ser!) e a manter o controlo do jogo. Foi assim toda a primeira parte, com um domínio quase absoluto do jogo, a criar oportunidades e a dar muito poucas chances de ataques organizados ao adversário. Um golo de vantagem sabia a pouco ao intervalo, olhando ao domínio e qualidade de jogo do Boavista. 
A segunda parte trouxe maior equilíbrio na posse de bola, com o adversário a tentar subir e importunar o último terço boavisteiro, com o nosso meio campo a bloquear o possível, sofreu-se em demasia com a perda de forças e a dificuldade em saír para o ataque de forma rápida e organizada. Nenhuma das substituições conseguiu dar força e dinâmica ao meio campo, enfraquecido com a saída de Petit e natural desgaste de Navas e Zé Tiago. Não chegou o recuo de Zé Manel e Pedrinho (entrou para o lugar de Wellinton) nem o contributo de Joel (foi dele a perda de bola dividida que ditou o empate), para nos sentirmos mais à vontade no controlo de jogo. 
Ainda assim, um castigo demasiado severo para o que as duas equipas produziram. Reagiu-se em busca do golo da vitória, dois cantos, um livre e uma jogada de perigo em quatro minutos, o que prova de alguma forma que, com um pouquinho mais de reação com o resultado a nosso favor, poderíamos ter 'morto' o jogo...



Destaque individual para Pedro Navas. Incansável a recuperar bolas no meio campo, bem a compensar os colegas. Um muro à frente dos centrais, porque se assim não fosse...
Petit é o que sabemos, impressionante clarividência e sempre na hora certa no sítio certo a fazer quase tudo bem, enquanto houve forças. Saíu tocado, esperemos que nada de grave.
É inegável que esta mentalidade ou sistema de jogo só faz sentido com a presença do ponta de lança. O jogo ofensivo pelas laterais requer uma referência fixa no ataque mas se Fary o consegue ser quando a bola ronda a área adversária, torna-se muito pouco útil em todas as outras fases do jogo. Foi o primeiro a ser substituído, por Adriano, numa fase em que se fazia do contra-ataque a única forma para se chegar à baliza adversária. 
O pior continua a ser o eixo da defesa, isto porque André Pereira fez esquecer as suas últimas exibições. Melhor a atacar que a defender, mas no geral em bom plano. Frechaut não trouxe a segurança que se esperava para o centro da defesa (e... incompreensivelmente intranquilo), o que a juntar à dificuldade de Carlos Santos nos lances rasteiros e rápidos, torna-se complicado ser consistente defensivamente. 

Resumindo, houve uma atitude e uma busca de identidade muito agradável na primeira parte, que esmoreceu na segunda. O que de bom se conseguiu fazer será para manter no próximo desafio, no Padrão da Légua, só assim o resultado deste jogo poderá ser encarado de forma positiva. A continuar a evolução, não tenho dúvidas que conseguiremos ser competitivos.

Eu acredito.

5 comentários:

  1. infelizmente mais um empate q mais uma vez nos deixa a pensar o q sera este epoca.....
    infelizmente cada vez mais acredito q esta epoca vai ser pior do q a do nao passado pq nao acredito neste plantel...
    tb nao entendo quem e rui borges para ser capaz de fazer um plantel capaz de lutar pela subida q foi tanto falando pela direcçao...
    acredito q com esta direcçao e com o remulo a director desportivo ai sim tinhamos uma equipa capaz de lutar pela subida

    ResponderEliminar
  2. Amigos Rui Borges tem as caracteristicas certas para ser um director desportivo de topo. Mas neste momento, seria sem duvida o treinador que faz falta ao Boavista. Na minha opiniao, tem o percuso academico e futebolistico necessário para assumir o cargo de treinador do Boavista.

    ResponderEliminar
  3. nao sei quem foi o responsavel pela formaçao do plantel mas que se nota q nao temos o plantel adequado e equilibrado isso e verdade...
    acho que o mais importante num plantel e o inicio a ser feito e a defesa e ai nota-se q falhamos porque sem duvida que e o nosso sector mais fraco.....
    vamos ver os proximos jogos para ver se nao tenho razao...

    ResponderEliminar
  4. Alguém me pode explicar como é que o Zé Lopes nr 26 do Boavista não joga nesta equipa? Um jogador que tinha propostas da 1ª e 2ª Liga, vem para o Boavista pelo projecto de subida, deve estar a ganhar um balurdio porque já era profissional e internacional sub 19 e 20. E Não joga??? Expliquem-me estas aquisições ou decisões.

    ResponderEliminar
  5. Não conheço o passado nem as ações do Rui Borges enquanto dirigente ou treinador.
    Do que se viu este ano - sendo ele um dos responsáveis - acho que se conseguiu um bom plantel, competitivo, com critério na escolha de jogadores, apesar das lacunas. Acredito que não são/foram colmatadas por absoluta impossibilidade ou insuficiência de recursos, de tão evidentes serem. No eixo da defesa e na lateral esquerda são realmente evidentes.

    Aliás, comparando com o plantel do ano passado, será mesmo só nessas posições que estamos piores. Em tudo o resto creio que temos mais e melhores opções.

    ResponderEliminar