segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Fora da Taça

 
Eliminados na Taça à primeira ronda, perante um enorme apoio dos adeptos que depositavam - arrisco a dizer - uma grande confiança num bom resultado, é uma tremenda desilusão. 

Aquela entrada no desafio não lembra ao diabo. Apesar das cinco alterações nos titulares, sistema de jogo idêntico ao da semana passada. Desconcentrados, presos de movimentos, com uma atitude passiva em relação àquilo que o jogo ia pedindo, mesmo perante um contínuo apoio vindo das bancadas. Má postura que se prolongou até ao intervalo, com dois golos pelo meio, outros tantos por sofrer, nenhum remate à baliza (vá lá, uma boa tentativa por Zé Tiago, ao lado) e nenhuma jogada de perigo criada.
Na segunda parte, outra atitude valeu-nos cedo o controlo do jogo em procura do golo. Mais rápidos no passe, maior envolvimento dos laterais (ou porque se conseguiu ou porque se quis, já que a primeira subida de um lateral na primeira parte foi já depois do segundo golo adversário), o que nos deu maior profundidade e jogo mais perto da área adversária. Reduzimos numa das bolas paradas, Paulo Campos a 25 minutos do final. Tempo que não se soube rentabilizar em procura do golo, perante o esmorecer de forças no meio campo e as substituições que não inverteram o rumo. Não fomos suficientemente sufocantes para o adversário nem tivemos mais sorte do que a que merecíamos. Eliminados perante um adversário, em teoria, ao alcance.  

A passividade da primeira parte foi de todos, mas a defesa mostrou mais fragilidade, principalmente o lado esquerdo que se voltou a mostrar permissivo demais. E, claro, explorado pelo adversário. O lado direito é o oposto (foi o nosso melhor, o lado direito com P.Campos e Zé Manel).
O meio-campo sofreu alterações (com Navas e Frechaut; Seidi depois da lesão de Simão Coutinho, passando o Frechaut para central), ficando por saber como seria com Zé Lopes e Ismael (entrou já o meio campo de rastos, sem Seidi, quase sem Joel e com menos um elemento, já que Pedrinho entrou para o lugar de Zé Tiago para abrir a frente de ataque), titulares a semana passada. Joel emperrou o jogo (principalmente na primeira parte), apesar da disponibilidade em querer pegar na equipa e empurra-la para o ataque. Soltar a bola cedo ou faze-la circular, nunca fez mal a ninguém, ainda para mais quando as coisas começam a não saír bem. Foi dele o lance mais espetacular do encontro (soberbo remate à barra, ainda em 0-2), arrancou algumas faltas e nem tudo foi mau, mas foram também nos pés dele que muita bola se perdeu demasiado cedo.  


Duas últimas notas negativas: o árbitro, mal na dualidade de critérios na marcação de faltas e na permissão do anti-jogo leiriense. E o relv... o piso sintético, propício a um género de futebasket, em que a bola salta, salta e continua a saltar. Mau demais.  

7 comentários:

  1. Gostava que me explicassem como é que depois de um bom jogo em Vila Verde frente a uma equipa estruturada e montada com bons jogadores ha mais de um mês, o técnico Amandio Barreiras tira todo o meio campo da semana passada e aparece-me neste jogo a jogar assim? Infelizmente o seu tempo já passou. Se é que alguma vez foi treinador este senhor. Amigos, treinador hoje em dia é preciso ser quase Doutor.

    ResponderEliminar
  2. Doutoramento em futebol é ganhar, conseguir transmitir aos jogadores aquilo que se pretende, com resultados práticos dentro do campo.

    Amândio não alterou o meio campo todo, alterou dois elementos, Navas e Frechaut, ambos, convenhamos, com qualidade suficiente para poderem lutar pela titularidade. Não correu bem, tanto no meio campo como na defesa, ficamos um pouco longe da identidade que revelamos no jogo para o campeonato, é um facto.
    Há, na minha opinião, mais dados que contribuíram para a má prestação de ontem (e não me refiro ao piso). Só o tempo dirá se vamos conseguir evoluir, corrigir o que está mal (ou o que deu para ver que está errado), aprumar o que de bom já se fez e, claro, tornar ainda mais fortes as nossas armas, que as temos.

    Admito, é uma derrota que custa imenso a digerir, por vários motivos... Há que reagir, não desmotivar.

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Discordo da sua visão progressista e tão pouco imediata. Numa equipa que esteve bem em Vila Verde nunca se iria mexer, pois do ponto de vista psicológico os jogadores que nela interviram ficam de rastos por notarem que o seu esforço foi em vão e não foi reconhecido. Eu estive em Vila Verde e em Leiria. E digam-me o que é jogou o Navas? O frechaut a trinco é alguma solução? O Frechaut ou é central ou lateral. Nunca trinco. Senão acontece como ontem, vimos o adversario jogar. Senti falta do nr 26, que em Vila Verde ninguem deu conta dele, mas quem realmente esteve atento contou as recuperações de bola e as vezes que transportou o esférico da defesa para o ataque com muito mais qualidade do que o fez ontem o grande frechaut, que definitivamente não é ali o seu lugar. Penso que o Petit aí sim poderá e deverá ser um grande trinco nesta equipa. Ele o nr 26 se o Amandia quiser jogar com 2 trincos parecem-me as melhores opções. O Navas andou la perdido o jogo todo. O Pedrinho? É algum jogador para o Boavista? Havia lá alguns sócios a dizer e muito bem "para o Pedrinho jogar esta equipa tem de ser muito fraca". O Pedrinho perde os lances todos de um para um. Não faz uma transição apoiada, nao sabe fazer. É fraco. O Futebol nao se joga sozinho. E lá foi ele lá para dentro fazer o que? Desculpem os dois que escreveram em cima mas não sei o que voces percebem de futebol, mas vê-se a léguas que o treinador não tem estaleca para esta equipa. Muito fraquinho o bfc.

    ResponderEliminar
  4. Apesar de concordar com algumas das críticas, acho que é uma visão um pouco imediata demais.
    O Frechaut jogou a trinco 12 minutos, toda a equipa andou perdida na primeira parte, não só o Navas. Também ele melhorou na segunda, tentou - muitas vezes bem - compensar a subida dos laterais. Fisicamente talvez possa melhorar, mas não o acho, para já, nenhuma carta fora do baralho.
    Quanto ao Zé Lopes (o tal nr 26), disse-o relativamente ao jogo de Vila Verde "em bom plano, desceu de produção quando deixou de ser o médio mais defensivo". Estranhou-se a alteração e que a acontecer não tenha sido um dos centrais o preterido, apesar de também eles terem estado bem em Vila Verde, ficando o meio campo defensivo entregue a Navas e a Zé Lopes.

    Mas também será consequência do atraso na preparação da época. Repetir alguns erros é que poderá ser grave.

    Cumps

    ResponderEliminar
  5. acho q este novo plantel e mais fraco do q nos ultimos 2 anos por isso acho q o melhor e nao alimentar-mos algo q nao vai acontecer.....
    mandaram o plantel todo embora e agora andamos perdidos dentro do campo com 11 jogadores novos....vamos esperar e ver o q vai dar este nosso boavista

    ResponderEliminar
  6. o plantel é melhor. não está é bem organizado. porque precisamos de um treinador à altura.

    ResponderEliminar
  7. Concordo que o plantel é melhor, apesar de desequilibrado.
    Comparando com os anos anteriores, só no setor defensivo estamos piores servidos.

    No meio campo e ataque, temos mais e melhores opções.

    ResponderEliminar