segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Regresso do Bessa




Grande ambiente no Bessa, de regresso como grande palco do nosso Futebol. Não há palavras, foi desfrutar ao máximo. 


Na sequência dos últimos jogos, mostramos melhorias e evolução, mantivemos a atitude, adaptamo-nos bem aos vários momentos do desafio, assim como continuamos com os problemas no último terço.
Compreensível a estratégia: aguentar o ataque oposto, encurtar as linhas e deixar pouco espaço de manobra aos alas e meio campo adversário, nunca deixando de tentar saír para o ataque.
Na segunda parte, e aqui grande mérito da nossa equipa e treinador, conseguimos inverter a tendência do jogo (apesar dos argumentos do adversário e do golo no último minuto antes do descanso) pressionando mais à frente, subindo as linhas, fazendo um pouco (e melhor) do que fizemos na semana passada. Intensidade, rapidez, desmarcações, só pecando mesmo no último passe. Nessa fase do jogo foi bem notório a falta de soluções no ataque, mesmo conseguindo fazer muito jogo perto da área contrária. E bolas paradas ofensivas, outro problema que tardamos resolver.
De resto, na intensidade, concentração, rigor tático, estivemos em muito bom plano, conseguindo por vezes encostar o adversário ao seu último terço. Não marcamos, não pontuamos, mas, volto a dizer porque é aquilo que sinto, estamos no bom caminho.


Gostei da forma como foi montada a equipa. Ao quarteto defensivo, Petit juntou dois médios defensivos, lado a lado (Idriss e Tenga), mais dois médios ala (Julián e Beckeless), deixando Lima mais solto e Bobô no ataque.
Apostaria em Tengarrinha na defesa, mas depois de ver o puto de 19 anos que chegou à um mês ao nosso Clube, percebo o risco assumido por Petit. Bom jogo de Sampaio, mesmo com um ou outro erro (alguns até resolvidos pelo próprio na mesma jogada!) manteve a serenidade e postura mesmo nas fases mais complicadas. Esteve a centímetros de cabecear para o golo, num canto da direita, no que seria uma estreia de sonho. Lucas, Dias e Correia, em bom plano no aspeto defensivo, destaque (que vem sendo hábito) para o lateral brasileiro, promete quando conseguirmos ser mais ofensivos (e consiga ele acertar a mira do pé esquerdo nos cruzamentos).
Idris e Tengarrinha, para mim, continuam em bom plano no meio campo. Na linha do que têm feito, o senegalês impetuoso e forte no desarme, a cobrir grande parte da zona central; o português sempre com bom posicionamento, bem a tirar espaços ao adversário e mesmo a passar a bola aos companheiros (principalmente na segunda metade) numa primeira fase de construção.
Bobô tem missão ingrata, quase me custa dizer mal dele, tanta é a correria e luta que oferece aos defesas contrários. Desapoiado, é certo, quase sem bolas na área para poder finalizar, mas arrancou inúmeras faltas, ganhou bolas de cabeça, segurou jogo... enfim, o habitual. Pena aquela parvoíce perto do final. 

Estranhei a titularidade de Julián, dadas as boas prestações de Zé Manuel (e contando com um Brito e Yoro abaixo dos 100%). Talvez o rigor tático do argentino e a sua maior aptidão a defender (que por acaso acho que foi aspeto que esteve mal em Braga), tenha sido o motivo que levou Petit a apostar nele. Lima continua algo preso de movimentos, pouco acrescentando ao nosso necessitado ataque. Ontem foi difícil fazer melhor (na primeira parte com pouca bola, na segunda com pouco espaço), houve até momentos em que se poderá queixar dos colegas não lhe terem proporcionado a iniciativa quando até era possível. Ainda assim, tarda em pegar no nosso jogo de ataque, encontrar espaços e soluções. Pés tem ele, veremos como vai evoluir na equipa.
Monllor tem algumas culpas no golo, mesmo sendo um remate traiçoeiro. Esteve bem em todos os outros lances, destaque para uma defesa complicada a um remate à entrada da área, já na segunda parte.

Em resumo, apesar dos zero pontos e golos, temos motivos para acreditar que a equipa está no bom caminho. Continuamos a crescer, os jogadores a adaptarem-se ao país e ao Clube, a entrosarem-se, a equipa a ganhar forma. Continue-se e com o apoio incondicional, como merecem.

Quanto à arbitragem, tivemos azar, mais uma vez: há um lance capital em que temos razão de queixas. Claro, se as cores fossem outras, teríamos caso para um mês, processos a entrar na federação, espasmos dos comentadores da nossa praça.



1 comentário:

  1. eu só quero é saber quem é que anda ver se consegue comer quem naquele balneário do nosso boavista!!!
    É QUE OS FUTEBOLISTAS PARECE QUE NÃO CONSEGUEM CONFIAR UNS NOS OUTROS
    compreendo regressamos agora ao campeonato, mas foda-se, os gajos parece que tem medo uns dos outros... Ate parece que tem 1 torpedo apontado o cú para não conseguirem jogar como uma verdadeira equipa

    ResponderEliminar