domingo, 10 de agosto de 2014

Venha o Campeonato


Não estou tão desconfiado quanto os resultados ou as dúvidas que ainda existem sobre o valor e potencial dos jogadores podem fazer crer.
Temos uma equipa ainda em processo de assimilação das ideias do treinador, a conhecer-se entre si e muitos dos jogadores ainda em (re)adaptação ao futebol profissional em Portugal. Não é fácil e requer mais tempo que o tempo que geralmente é pedido por todos os treinadores nesta fase da temporada.
Pressão alta, fechar bem os caminhos ao adversário, rapidez na saída para o ataque, parecem ser as ideias principais. Os próximos desafios serão de certa forma de 'corrente' diferente ao que temos assistido, tendo nós uma menor propensão para dominar e controlar o jogo, com uma maior aposta no contra ataque.
Pela negativa, os erros primários que se continuam a cometer (no passe principalmente), esperemos que melhores nesse aspeto.

No jogo de ontem, contra o Gondomar (o terceiro em quatro dias), pudemos ver um Lima mais participativo e intenso, um Yoro a revelar bons pormenores e a mostrar que pode ser boa opção como extremo, uma defesa já bem alinhavada (a da segunda parte, mais o Lucas) e um meio campo, apesar de ainda em busca de identidade e consistência, a aproximar-se do que podemos ver de hoje a oito dias (Beckeles, depois de um mau início de jogo, a revelar-se um jogador útil no nosso meio campo).


Começando pela baliza, vai ser uma luta entre Mika e Monllor. O argentino parece levar alguma vantagem para a titularidade, tem mostrado aumento de confiança, segurança entre os postes e fora deles.
A defesa é o setor que mais me agrada, talvez onde estejamos mais fortes neste momento: Ervões é o líder, bom no posicionamento, na antecipação, comandante do resto dos companheiros (da defesa e não só). A seu lado, Lucas: forte e rápido na cobertura, bom no jogo aéreo, apareceu em bom plano no desafio de sábado, sendo, apesar das dificuldades quando se tem que manobrar no espaço curto, o mais provável companheiro do português no eixo da defesa. Na esquerda, pese embora as boas prestações de Afonso, Correia não engana: excelente reforço. Defende bem a sua lateral, rápido e forte nas subidas pela esquerda (e bom nos cruzamentos), sempre bastante intenso. Do lado oposto, Dias é um bom lateral direito, com experiência e conhecimento de sobra dos terrenos que pisa, ajuda à consistência defensiva.
No meio campo, talvez o setor onde residem mais dúvidas. Para a dupla mais defensiva, temos 4 opções: Idris, Tengarrinha, Anderson e Beckeles. Idris, dos quatro, é o mais forte no desarme, o que cobre maior área do miolo na procura de destruir jogo do adversário, o mais forte no jogo aéreo (dando importante ajuda nas bolas paradas defensivas), assim como o que tem mais dificuldades no passe. Tengarrinha tem-me agradado bastante (apesar do apagão no jogo de ontem): lê bem o jogo, bom posicionamento, percebe bem os momentos em que queremos pressionar alto e fechar as linhas ao adversário, sendo mais apto que o senegalês no capítulo do passe. O brasileiro voltou a mostrar bons pormenores ante o Gondomar. Boa técnica, passe e leitura de jogo, tanto a defender como quando recuperamos a bola e tentamos a desmarcação. Parece ainda com pouca intensidade no seu jogo e com capacidade para melhorar no aspeto físico. Beckeles (anunciado como lateral e médio) pode ser mais útil no nosso meio campo, mesmo com o pouco tempo que leva no nosso Clube. Ontem demorou a acertar, quando o conseguiu revelou-se em bom plano. Forte fisicamente e no desarme, tem boa técnica, bom no passe e é dos médios que mais se solta (e a propósito) nas tarefas ofensivas.
No meio campo ofensivo (já sem Fábio, como se previa), temos, para já, uma opção: Diego Lima. Ontem melhorou bastante na intensidade do seu jogo, mais solto, mais confiante a conduzir a bola e a vir busca-la cá atrás, mais perto da mesma no momento ofensivo. Pode e deve melhorar, tornar-se mais prático, mas a verdade é que a postura de ontem me deixou um pouco mais confiante de que pode realmente ser o médio de ataque que precisamos. Relativamente a Ancelmo, continuo algo apreensivo. Tem bons pés, continua bastante lento e com pouca influência no nosso jogo. Óbvio, precisará de tempo.
Preocupante a lesão de Brito, um dos nossos jogadores em melhor plano e, seguramente, uma das contratações mais conseguidas. Forte no duelo individual, rápido e objetivo na ala, muitas vezes só parado em falta, dos seus pés têm saído alguns dos lances mais perigosos. Apto, será um dos indiscutíveis no onze numa das alas do ataque. Zé Manuel tem-se exibido em bom plano, o melhor dos que nos acompanham da época passada. Yoro, pelo que deu para ver, pode lutar já pela titularidade com o português. Julián, muito embora a sua boa técnica, será a quarta opção para os extremos do ataque. No centro, veremos como se integra o nosso reforço Pouga e se já pode ser opção válida para Braga. Fisicamente fortíssimo assim como no jogo aéreo, foi o que deu para ver. Bobô estará mais apto a pressionar os defesas contrários quando não temos a bola, o que nos poderá também ser útil.

Carraça, Cid, Wei e Gouveia não foram utilizados no último desafio de preparação, o que poderá indicar que serão os que mais próximos estarão de eventuais dispensas. Não me surpreendia que assim fosse, como também não me espantava com a chegada de mais um central, médio e/ou avançado centro.

Onze e algumas dúvidas para Braga:
Monllor; Ervões, Lucas, Correia, Dias; Tengarrinha, Beckeles, Lima (Anderson); Brito, Zé Manuel (Yoro) e Pouga (Bobô).


Uma semana para o nosso dia, o jogo do nosso regresso. Todo o apoio será fundamental.
Força Boavista!


3 comentários:

  1. Gostei do seu comentário, acho-o uma análise corrctíssima ao que se passou ontem. no jogo contra o Gondomar. Queria deixar aqui os meus agradecimentos pelo trabalho que faz neste blog. Continue! M.to obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Análise muito bem elaborada. Sem folclores jornalisticos e com mt objectividade!
    O nosso campeão está de volta! VAMOS A ELES!!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela visita, malta.

    Força Boavista!

    ResponderEliminar