domingo, 28 de fevereiro de 2021

A Premeditação: Reflexão e Factos


Quem nos acompanha sabe que não há por aqui o hábito de falarmos de arbitragem. Mais que por princípio, é por uma questão de vontade: a de falar sobre Futebol, sobre o Clube e o jogo que nos apaixona, prevalece. 

Fazemo-lo em situações limite. É o caso.
Mais até que uma situação de penalty ou fora de jogo, o que faz agora abordar o tema é tão somente isto: os claros sinais de premeditação nas constantes ações dos árbitros que, invariavelmente, nos prejudicam nos desafios. A agravar, erros que, de forma direta, têm influência nos resultados. 

Outro dado que não deve ser esquecido, mas realçado: o contexto atual. Contexto desportivo, o nosso, mas não só. 

Olhemos para nós, primeiramente. Posição na tabela, dificuldades em nos superiorizarmos aos adversários, sendo isso também fruto dos problemas internos que não importa agora discutir. Ou seja, é o momento ideal para nos empurrarem. 
Estejamos também atentos a um contexto mais... global. Não somos os únicos nesta guerra, admitamos isso. Diria que é consensual que o Farense, clube da Associação de Futebol menos representada na Primeira Liga, tem também sido vítima dos erros de arbitragens. Alguns ridículos, há que relembrar e reconhecer, que lhes custaram pontos e vitórias. 
Por outro lado, temos os casos que se repetem no sentido oposto: Gil Vicente e, mais recentemente, Famalicão. Curiosamente, clubes que, ao invés do anterior exemplo, pertencem à Associação de Futebol mais representada na Primeira Liga, a do Minho. 
Coincidência infeliz? Talvez. Mas os dados, analisando-os friamente, fazem crer que estamos perante algo mais grave, preocupante e devidamente planeado. Como já temos falado noutras alturas, justificam ainda mais a clara sensação de... premeditação.

Rapidamente, e para melhor alicerçarmos esta opinião, atentemos a alguns casos somente no último mês para abreviar a situação:

- Gil Vicente no Bessa. Ao 'forçado' penalty, junte-se o lance que dá a vitória ao adversário. Pouco a dizer, a não ser que será uma situação que concerteza estará presente no anedotário de lances de arbitragem nacional no final da temporada.

- Nacional, também no Bessa. Falando em anedotário de arbitragem, temos aqui mais um. Também difícil encontrar palavras para a decisão de expulsar Javi Garcia. Situação absolutamente normal, até provocada pela atitude anti-desportiva do adversário, resultou em duplo amarelo no espaço de segundos. Típico da premeditação: aproveitamento da situação, da oportunidade ali à mão de semear.

- Dragão. É certo que aqui temos o imposto extra, jogo contra estarola, mas vamos a factos. Friso: factos. O penalty que muda o sentido do jogo é inexistente. Pior ou, pelo menos, tão mau e evidente da intenção de nos 'empurrar': o critério, não só disciplinar, mas o do simples assinalar de faltas. É rever e analisar com dois olhos abertos e de a massa encefálica a desempenhar as suas funções. Repito: são critérios demasiado díspares, mesmo com a tal taxa de jogarmos com um dos três do sistema.

- Guimarães. Friso este último dado realçado no dérbi: o critério. E não é difícil percebermos. Podemos não nos ter 'dado' ao jogo conforme ele pedia, como falamos, acabando o mesmo com metade das faltas do adversário. Mas com o dobro dos cartões. E não foi por dureza nos duelos, não. Foi, novamente, por premeditação. E evidente. Claro, faz saltar a tampa até ao mais respeitador dos intervenientes, como vimos. Ou alguém acredita que as catorze faltas sofridas por Elis e Angel - algumas delas a evitarem contra ataques - passem com um amarelo e a primeira falta com direito a ação disciplinar, em meio campo ofensivo do jogador mais castigado pelo adversário tenha sido por acaso?
Não, não parece mesmo que tenha sido. De novo o quê? Claro, isso mesmo, sinais evidentes de premeditação.
Não defendo a análise a lances por imagens paradas mas temos aqui um exemplo que até dá para perceber bem a intenção do defesa: isto [a foto do artigo] é exatamente antes da bola embater na mão/braço, imediatamente depois do remate. Alguém minimamente sério tem dúvidas da intenção do jogador, que é proteger a cara? Há muitos exemplos deste género, com a decisão correta de não assinalar penalty nos lances de livre direto, mais suscetíveis deste tipo de movimento. Vêem-se penaltys aí? Pois...

Como disse, e como temos falado aqui: o mais grave nem é um ou outro lance, dúvida aqui ou ali, prejudicados acolá mas beneficiados além. Não, nada disso. 
O mais assustador e revoltante são os sinais demasiado evidentes de, e desculpem a recorrência, PREMEDITAÇÃO. Pela arrogante postura dos árbitros, pelo tipo de ações - com pleno uso do VAR - pela forma como, absolutamente à descarada, fazem com que tudo seja ainda mais difícil. 

E não, não é por acaso.

Só mais um motivo para nos unirmos, apoiarmos e ajudarmos os nossos rapazes a lutar contra tudo e contra todos que nos querem onde, em tempos, nos conseguiram mandar. Não conseguirão. 

Todos juntos com uma inabalável União, resistiremos. Wait for it. Somos Boavista.

Força Boavista!

7 comentários:

  1. O que você diz concordo inteiramente, é tenho essa opinião desde que subimos de divisão.
    Isto é consequência do Apito Dourado, em que por acção dos árbitros nos acusaram de coacção em 4 jogos em que empatamos um.
    A razão?
    Os grandes temem-nos e os pequenos nos invejam.
    Este ano é a última oportunidade que tem de acabar connosco, pois estamos frágeis e ainda por cima sem adeptos no estádio.
    É a altura ideal para acabar connosco, pois se ficarmos na 1a liga, com a ajuda do investidor e as alterações mais igualitárias na distribuição das receitas televisivas, para o ano estaremos fortes.

    https://m.youtube.com/watch?v=WWClvd1GJI0

    Veja o sorriso do árbitro, antes de expulsar o Javi.

    Significativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo.

      Não vão conseguir, resistiremos e sim, próximo ano estaremos mais fortes.

      Abc

      Eliminar
  2. e ainda há o jogo em Tondela com 2 expulsões forçadas que não foi mencionado no post.

    pá, o Mangas tem a cara virada, não vê a bola e certamente não contava que a bola lhe fosse ter à mão, apesar dele fazer o movimento. por isso não é penalty. se ele estivesse a ver a bola, seria penalty, como não viu, na minha opinião não é.

    estamos a ser empurrados, como já disseram aí, e esta época faz lembrar a época 2018-19 (há 2 anos) em que nos subtraíram uns bons 6/7/8 pontos com erros de arbitragem quando ainda estávamos muito longe de estar tranquilos na tabela. em Tondela, então, foi demais...

    ps: conhecem alguém da administração do fórum SBAB? comentava lá desde 2007 mas perdi o acesso à conta e o fórum não anda a aceitar inscrições novas. queria resolver esse problema. obrigado.

    sócio 9933. viva o Boavista!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, fomos prejudicados em mais jogos, mas como se disse no post e "para abreviar" só falamos acerca do último mês. Muito mais haveria a apontar, sem dúvida.

      Em relação ao SBAB... que saudades. Também utilizador por aqui. Julgo que quem o geria não o pode fazer mais e ninguém consegue aceder ao mesmo (eu pelo menos não consigo há algum tempo).

      Mas há um site (tipo fórum, no "reddit") que faz o mesmo efeito e há muito pessoal que participava no SBAB que também anda por lá. Recomendo, é muito porreiro.

      Abc

      Eliminar
    2. qual o nome do site?
      eu já perdi o acesso à minha conta há quase um ano, porque usava um mail muito antigo que ficou inacessível há uns bons anos. quando o quis substituir por outro, mandaram-me um código para o tal mail antigo para activar o novo. mas como o antigo ficou inacessível há longos anos, nãoo consigo entrar nele e ver o código. resultado, estou assim há quase 1 ano sem acesso ao fórum.
      não teve nada a ver com qualquer deficiência técnica recente do fórum (que desconhecia). preferia muito mais o fórum do que ir ao facebook ver os comentários de certo pessoal (com todo o respeito)

      faltou também o penalty rídiculo e expulsão do Javi em Famalicão quando vencíamos 2-0 aos 85', sem querer desculpar erros próprios ou frangos do Léo.

      Eliminar
    3. https://www.reddit.com/r/BoavistaFC/

      É só fazer o registo e participar. Formato diferente ao SBAB mas igualmente fácil e agradável de participar.

      Eliminar
    4. pois, obrigado. já conhecia. aliás, conheci este mesmo blog anteontem, precisamente através desse fórum que também conheci anteontem. ;)

      Eliminar