domingo, 8 de agosto de 2021

Venha a Liga


 

Dois dias para o início do Campeonato, já com duas vitórias no bolso e apuramento para a fase de grupos da Taça da Liga. No campo, início auspicioso, fora dele o que vamos vendo.


◾ Recuemos dois meses, última jornada de uma Liga muito aquém do esperado. O ambicioso ano zero do projeto desportivo, então, criou dúvidas para alguns e a certeza para outros que o caminho teria que ser diferente. Mesmo desconhecendo se o principal motivo é a prestação desportiva dentro do campo, a expetativa de dar alguma continuidade ao 'ano zero' perdeu-se por completo, sobretudo porque, e pelo que se vai vendo, não se trata de ajustes, melhorias ou profissionalização da estrutura, mas sim uma completa alteração àquilo que seria o caminho traçado pela [nova?]administração.

◾ Recuemos um pouco mais, um ano, momento em que todos nós decidimos a entrada do investidor. Passando à frente aquilo que viria a ser imagem de marca - as falhas na comunicação -, a expetativa de então seria tão somente o... crescimento. Como realmente crescemos: nas infraestruturas, no marketing, por exemplo, na capacidade de investimento. Maiores desejos de então: que os nossos maiores problemas - com origem na vertente financeira - fossem paulatinamente sanados e pudessemos, finalmente, ganhar algum fôlego e tranquilidade para os planeamentos de época. A par disso, claro, e muito por culpa disso, espaço e tempo para crescermos no mais importante e no garante de futuro: na Estrutura. Basicamente, limparmos a cabeça, organizar e profissionalizar a casa, preparando-nos para crescer.

◾ Presente. Um pouco o oposto. E é difícil falar muito sobre aquilo que se vai passando sobre os variados temas, porque a informação, além de reduzida, é extraordinariamente contraditória. E, pior: não sabemos mais em quem confiar. De picardias entre ex-Diretor Desportivo e Presidente até dúvidas sobre a postura do investidor (passando pela evidente mudança de paradigma na planificação da época), culminando nesta incapacidade do Clube em cumprir com as requisitos mínimos exigidos. Mínimos, dos mínimos.

Situação bastante desagradável, como é óbvio. Pode ser solucionável, e deve-o ser, mas já nos foi bastante prejudicial e com impacto negativo na presente temporada. Tremendo impacto ao nível da imagem também. 

Os solavancos aquando da inscrição do Clube na Liga faziam antever que as dificuldades não iriam ficar por aí. E não ficaram: o impedimento de inscrição de jogadores novos na Liga é difícil de aceitar, tão somente porque a expetativa inicial (e aquilo que nos foi prometido) era que esses problemas seriam os primeiros a desaparecer, a serem resolvidos, para dar tempo e espaço à tal necessidade de profissionalização e reorganização.

Difícil mais, só o óbvio: esclarecimentos precisam-se e algo bem mais rico no conteúdo e na forma comparando com o passado. Precisa-se frontalidade e [mais] transparência. Onde, quando e como desconhece-se, mas algo deve ser feito.

Esperemos e esperemos também para percebermos o que ainda vamos conseguir fazer no que toca ao reforço do plantel. Para quando, é só mais uma dúvida. 


◾ melhor a fazermos para tentar manter a mente sã: separar aspetos desportivos e não desportivos.

Aqui, uma prioridade: que a direção não tenha enganado a equipa técnica como o fez com os Adeptos - mesmo que inadvertidamente - a propósito da [im]possibilidade de utilização dos reforços.

Iremos para a primeira jornada desfalcados e, provavelmente com lugares no banco por preencher, mas curioso que a confiança nos Rapazes e equipa técnica é tremenda. Claro, pelo que mostraram nestes dois jogos. 

Atitude , organização e superação.


O resto é esperar.



2 comentários:

  1. Grande texto, apetece dizer que algumas coisas boas aconteceram como a escolha da equipa técnica da melhor seleção (pelo que parece) de jogadores com dois meses como referiu para resolver os impedimentos da FIFA ficou mais uma mancha e mais uma vez soube a pouco

    ResponderEliminar
  2. Sim, resta esperar agora, mas tolerância zero mal se possa inscrever jogadores e a 1 de Setembro faremos o balanço. Espero que se comecem a anunciar novos reforços imediatamente, nomeadamente Shengelia, Pickel e Iago Santos

    ResponderEliminar