Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Venha a Próxima


Uma semana e só agora o batimento cardíaco volta ao seu ritmo normal. Tudo está ótimo quando acaba tão bem, mas no nosso caso poderá não ser bem assim. Não será concerteza.

Acabou bem apesar do susto e sofrimento gigantescos, apesar de bem longe dos objetivos iniciais, de termos convivido demasiado perto com o... abismo.
A forma como o grupo preparou, viveu e reagiu a este feliz desfecho valeu, arrisco a dizer, por todo o ano.
Não podendo caír no erro de ignorar todos os sinais negativos que o Clube nos foi dando, é hora de virar página e tentar tirar algum partido deste 'sucesso' desportivo e, sobretudo, da forma como foi...vivido, digamos assim. E da União, otimismo e espírito e confiança na renovação e no crescimento, a todos os níveis, que daí resultou.

Só um breve resumo dos principais problemas identificados na época que agora acaba, até porque todos nós os fomos discutindo um pouco ao longo da temporada, já que as circunstâncias a isso obrigaram.

◾ contexto desportivo - o nosso - super complicado e fora do normal: jogadores de vários países, alguns jovens e maioria inexperientes na Europa, a necessitarem de crescimento, não só mental (mesmo numa perspectiva de dinâmica de grupo) mas também a nível desportivo, de conhecimento e adaptação ao 'nosso' Futebol. Só quatro transitaram da última época e, sejamos lúcidos, na prática, as opções válidas resumiam-se a 13/14 atletas.

◾ contexto global que prejudicou todos, mas mais a nós, porque ninguém mudou 20 jogadores de uma época para a outra, ninguém esperou tanto para definir o plantel. E aí sim, podíamos e devíamos ter feito mais ou... diferente. Mesmo com todas as contrariedades às quais fomos mais ou menos alheios, e até dificuldades próprias da nossa situação ou renovação, sofremos na pele esse mau planeamento, óbvio. Meros exemplos práticos: fizemos a época toda a com elementos a titular que, em princípio, viriam para os sub23; muitas vezes, como opções, tínhamos jogadores da formação, ou a ter que recorrer a defesas para desempenhar missões ofensivas, por exemplo.
Demoramos, confiamos demais e, claro, prejudicamo-nos a nós próprios.

◾ juntado a isso, a opção técnica Vasco Seabra. Sem discutir se terá sido mais vítima ou culpado, revelou-se aposta de demasiado risco e inexperiência tendo em conta o nosso contexto específico. Seria preciso algo diferente, como se calhar se provou mais à frente. Não conseguiu resultados, fomos regredindo durante a sua permanência, facto. E atrasou tudo.

◾ comunicação e gestão das expetativas contribuíram para este terramoto e seguintes réplicas. Por um lado, compreende-se a necessidade (chamemos-lhe assim...) de aglomerar vontades, tendo em vista a necessidade da entrada do investidor; por outro tornou-se evidente que falhamos em muitos aspetos: na forma de comunicar, no conteúdo dessa comunicação. E pagamos caro.

◾ inacreditável e difícil de aceitar a postura no mercado de janeiro. A vontade seria a de reforçar - como seria obrigatório, julgo - mas a impossibilidade de tal e a forma como tudo foi gerido (de novo a tal comunicação, não?), faz-nos apontar esse momento como um dos mais negativos da época. Porque nos fez relembrar um passado que pensamos (e assim continuamos) já ultrapassado e fez-nos desacreditar e duvidar um pouco de... tudo. Difícil mais palavras, certo?


Caldinho jeitoso tudo isto e mais alguns condimentos (como a turbulência aquando da saída do diretor desportivo) que nos fizeram a todos querer que isto acabasse depressa. Bem, mas rápido.
De positivo, aquilo que, no final e apesar de todas as contrariedades no caminho, a prova de que precisávamos para podermos ter acreditado nos nossos Rapazes: estavam Unidos, comprometidos, juntos connosco. Lutaram como puderam pelo objetivo final. E agora há que daí tirar o máximo de proveito.

Mais importante, as prioridades para o que aí vem:

Não caír, nem de perto, nos mesmos erros. Isto já acabou há uma semana e ninguém aponta Jesualdo - com quem temos contrato - como certo e adquirido. Até pelas palavras do próprio, relembro.

É certo que o mercado está 'parado' para a maioria, mas no nosso caso seria bom vermos sinais de alguma... ação (antecipação, diria até). Sim, mais de metade do plantel ou ainda é insuficiente para o que precisamos ou já partiu (ou sabemos tal) e é mesmo preciso reforçar o que está mais fragilizado. 

Plantel também, mas sem esquecer o mais importante: a estrutura.

Querendo acreditar nas palavras do Presidente, o investimento no verão "vai ser forte", o que todos queremos é que seja bom, atempado e bem planeado.

Venha a nova época (e as novidades!🤤) 💪🏁


Força Boavista!

quarta-feira, 19 de maio de 2021

O Nosso Destino


Sem slogans, este é o nosso Destino. O de Resistirmos, como Um só.

Boavisteiro é assim.

Seja o Erwin frente ao Aves.
O Beré em Coimbrões ou o Pistoleiro em Manchester. 
O Hélio no Padrão, o Ricky no Jamor.

Seja quem e onde fôr, haja o objetivo que houver, o Símbolo é a nossa Vida. A Resiliência, a União, o Espírito Pantera o nosso ADN. 
Sempre com o Nosso Amor. Sempre.

Força Rapazes. Força Boavista! 💪👈🏁 Juntos👊

terça-feira, 18 de maio de 2021

20 Anos

 


Parabéns Boavista, Parabéns Boavisteiros 🏆 


Alma Axadrezada. 

Muitos não a entendem (nem "vão entender"). É o nosso espírito de resiliência, de União, de Resistência. Único. 

Há 20 anos, hoje, Amanhã. Sempre. 


Somos Boavista 💪👈 Sempre contigo, Nosso Amor 🖤

segunda-feira, 17 de maio de 2021

As Contas para a Manutenção


Quatro equipas para dois lugares (descida direta e o de playoff): Farense, Rio Ave, Boavista e Portimonense.

Vantagem nossa (e Portimonense) num aspeto fundamental: só dependemos de nós. 

↪ Vitória em Barcelos 
   ✅ garantimos a permanência (15° a 13°)

↪ Empate em Barcelos 
   ✅ garantimos permanência se Farense e Rio Ave não vencerem.
   ✅ garantimos permanência se Portimonense perder e Farense e Rio Ave vencerem.
   ✅ garantimos permanência se Portimomense perder, Rio Ave vencer e Farense não vencer. 
   ✅ garantimos permanência se Portimonense perder, Farense vencer e Rio Ave não vencer. 
   ⭕ descemos se Farense e Rio Ave vencerem e Portimonense pontuar.

(NOTA: se empatarmos e Portimonense perder, conseguimos a manutenção, independente do resto).


↪ Derrota em Barcelos
   ✅ garantimos permanência se Farense e Rio Ave não vencerem. 
   ✖ iremos ao Playoff se entre Farense e Rio Ave só um deles vencer.
   ⭕ descemos se Farense e Rio Ave vencerem.

A receita é fácil: Vencer em Barcelos.

Vamos com tudo. E vamos todos: a Barcelos, ao Bessa, à A3, onde pudermos. Juntos 👊

Força Boavista!

sábado, 15 de maio de 2021

Resistimos! Próximo!


Contra muitos, sentimos isso. Eles não sabem, não nos conhecem, mas isso fortalece-nos. 

■ Inacreditável a postura das forças de segurança no que toca ao cumprimento da proibição dos ajuntamentos. Compreende-se por um lado, mas a medida não é igual para todos. Facto. E isso, em democracia, é grave. Muito grave.

■ O impedimento da colocação de ecrãs gigantes no Bessa é, pura e simplesmente, uma afronta. Todos vimos o que se passou esta semana. Ninguém, minimamente sério, consegue explicar. 

■ A presença de público na última jornada é, obviamente, uma anedota. E é-o porque falamos de uma competição que tem que ser igual para todos. Ora assim não o é. Estando o título resolvido, a luta pela Europa para aí caminha, resta a da manutenção. Consultem lá o calendário para perceber qual é o Clube mais prejudicado. 

■ Pura evidência de sermos 'empurrados' dentro do campo. Muitos exemplos, infelizmente, diretamente contra nós: Gil, Nacional, Famalicão, é só relembrar um pouco que não faltam exemplos.
Hoje foram mais longe, sem vergonha em admiti-lo à descarada e o dia ainda não acabou. O penalty em Faro - que nos impede de garantir desde já a não descida direta, é um absoluto escândalo. Basta ver as imagens, basta perceber a postura dos intervenientes. Basta ser sério. 

■ Sei que significa pouco, mas é o nosso espaçozinho este do Blogue, que mantenho com toda a motivação deste mundo. É nosso, importa-me zero o resto.
Hoje até às 5 da manhã em trocas de email com a Google para perceber o motivo do site ter sido atacado. E como. A resposta: "o conteúdo afeta terceiros. Problema resolvido". Mas que conteúdo? Da defesa do Boavista? Há mais relatos de tentativas de interferência com aqueles que tentam - através da internet - fomentar discussão sobre o Nosso Amor. Coincidência? 

Isto para quê? Não era sequer preciso, sei disso porque vos conheço, mas serve para justificar a nossa reação, ainda mais forte do que aquilo que o próprio momento por si só  justifica.

A resposta, essa, por nós e pelos nossos rapazes, será dada 4a feira. Resistiremos, somos Boavista!

Metam férias, inventem desculpas, fiquem doentes. Quarta feira é o nosso dia. Nosso, dos nossos Rapazes, do nosso Símbolo. Do Nosso Amor.

Resistiremos, Boavista. Resistiremos!

terça-feira, 11 de maio de 2021

Vamos a Eles: Sporting


Três pontos em jogo e, claro, nada diferente dos demais: para conquistar.
Uma vitória colocar-nos-à muito perto de assegurar o mal menor: o apuramento para o playoff.
É por aí e por isso que teremos de lutar, por muitas dificuldades que o líder invicto do campeonato nos consiga impôr.

No campo, alguma curiosidade para percebermos que alterações veremos na Equipa. Mais que pelo risco de suspensão, serão as condições físicas que poderão estar na origem de algumas mexidas. Jogos de 4 em 4 dias requer alguns cuidados (sobretudo tendo em conta as nossas opções), mesmo nesta fase da época.
E mais ainda, algo estranhamente, no nosso caso: à semelhança do que aconteceu nas duas últimas jornadas, teremos menos dias de intervalo entre jogos que o adversário. No caso de hoje - exemplo raro na Liga no último mês - menos dois dias (e a distância das deslocações não pode servir de pretexto, pois fomos aos Açores neste período...).

Mais importante, e prioridade diria, manter a pujança mental, a confiança e a competitividade que mostramos no último desafio. O jogo poderá ser ainda mais propício para disso tirar vantagem, arriscar no onze e na abordagem se tal for necessário, pois a situação a isso obriga.
Será assim que resistiremos, será assim que nos terão que ver e sentir, por muito que nos olhem e tratem como meros figurantes.

Isto ainda não acabou. Para ninguém, por muito que possa parecer o contrário.
E somos Boavista, Juntos Resistiremos.


Força rapazes 💪👈🏁 Força Boavista!

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Ellis


Vésperas do desafio vs FC Porto ➡️ noticiada a transferência de Chidozie - a mais cara da nossa História - apesar da mesma estar acordada desde o início da época. 

Vésperas da ida à Luz ➡️ Mangas próximo de assinar pelo Benfica. 

Vésperas da visita a Alvalade ➡️ Ellis nos planos do FC Porto.

Admira ninguém se ter lembrado do regresso do Paulinho, se é para desestabilizar seria uma invenção com alguma lógica. 

A propósito do Ellis, independentemente do timing (pouco inocente, assim parece), poderá fazer sentido o interesse dos vizinhos, olhando àquilo que é a sua atual realidade. 

Desportivamente, ninguém ganha, na minha opinião. Fácil perceber porquê. 
Do ponto de vista financeiro... interessante como mesmo a realizarmos uma época péssima, conseguimos valorizar assim um jogador. Aí, acredito, sairíamos a ganhar. E bem. 

Força Boavista!

sábado, 8 de maio de 2021

Não Chegou...


Precisávamos ter ganho e não o conseguimos, não há como fugir a esse facto. Era fundamental e podemos pagar caro esta não-vitória.
Fomos competentes, quisemos muito, preparamos e reagimos bem, procuramos e tivemos a iniciativa necessária, mas voltamos a falhar nos momentos decisivos e a... sorte (?, eficácia?) não deu para colmatar. Foi pena, porque até merecíamos.

A situação não está fácil, já vamos em quatro jogos sem vencer numa altura crucial e arrisco dizer que o cenário 'play-off' já não será de todo uma desgraça. 

Entramos e abordamos como esperado, mentalmente estáveis e confiantes (muito embora a natural ansiedade), taticamente como nos sentimos mais confortáveis: três centrais, linha de cinco sem bola, mas longe de uma postura defensiva e, de maior realce, com boa capacidade de iniciativa, de reação, de ferir na transição. Primeiro com três médios, depois arriscando um pouco mais só com dois, sempre com boa reação à perda, boa e alta pressão do meio campo, com largura e capacidade ofensiva dos laterais. Enquanto durou.
Falhamos na eficácia (essa maldita), a mesma que nos permitiu reentrar no jogo dos Açores ou resgatarmos pontos em vários encontros em que claramente fomos menos produtivos que ontem. 

Faltou o golo na primeira parte - que seria justo - assim como faltou não falhar defensivamente na segunda, pelo menos antes da eficácia fazer efeito na frente. Reagimos quando e como possível: na altura certa (a intensidade colocada em jogo fazia antever essa quebra) com aquilo que temos como opções e com o evidente receio que existe por parte da eq. técnica acerca da capacidade de [manter] consistência/equilíbrio da Equipa.
A extrema necessidade seria suficiente para maior abertura e risco? Correria bem - olhando às caraterísticas de cada jogo e acima de tudo à especificidade de cada momento - como nunca correu? Duvido, mas, claro, fica ao critério de cada um de nós essa análise e, claro, consequente crítica ao responsável. 

Foi duro e há que assumir as consequências que são simples de perceber e acatar: continuar a lutar desta forma, a abordar e jogar como ontem e... vencer.

Lutamos todos juntos neste momento, temos tudo para vencer e ultrapassar este momento difícil. Mas temos que ser Boavista. 


Força Boavista e até segunda à saída para a próxima batalha 💪👈🏁

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Venham Eles: Tondela


Primeiro de quatro dos mais importantes jogos dos últimos 15 anos? 
Já estivemos em situações apertadas depois do Regresso, mas nunca tanto e tão perto do final, com tão reduzida (nula?) margem de erro.

Duas prioridades:
- Vencer. Pantera em campo.

- Apoiar. Pelo Símbolo. 

Grande dúvida no eixo da defesa, Porozo ou Devenish. Mantendo-se o sistema de três centrais, talvez o mesmo onze (com essa dúvida na defesa) seja o mais esperado e bem.
Mais importante é fazermos tudo e estarmos prontos para vencer. 


(Não falta quem nos queira prejudicar. Aos que já sabemos e com provas dadas, hoje junta-se mais uma ridícula notícia fabricada (mesmo assim, bastante mal) com o claro intuito de nos desestabilizar. De nos dividir.
Resistiremos.)


Força Boavista! 💪👈🏁

terça-feira, 4 de maio de 2021

Apoiar

Mesmo que, ridícula e hipoteticamente, haja a ideia que a Polícia tivesse ordens para "extra"-proteger a comitiva, dificilmente terá argumentos para impedir ajuntamentos de apoio na via pública, que é basicamente aquilo que temos tentado e, já por várias vezes, sido impedidos.

Assim, várias hipóteses. 

A - juntarmo-nos no local do estágio à espera da saída do autocarro.

B - apoiarmos à chegada do autocarro ao Estádio, se possível com 'cordão humano' desde a Rotunda do Bessa.

C - efetuarmos uma peregrinação coletiva no sentido ascendente da Av. da Boavista rumo à Igreja do Santíssimo Sacramento e do Tabernáculo Baptista da Boavista (tentamos todos, ainda há o Centro Budista ali ao lado).

D - concentração à frente do "Café Ribeiro", apoiando e podendo assim usufruir da campanha "meia de leite e pão com manteiga" em vigor.

E - por um motivo ou por outro, invertermos as prioridades, esquecendo o nosso adn e virarmos as costas ao Símbolo.

✅ Voto na B

Vais faltar? Prepara, fala ao amigo, telefona ao tio, engana o cônjugue se fôr preciso. 
Jamais sozinho. Pelo Símbolo, pelo Nosso Grande Amor 💪👈🏁

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Pelo Símbolo

Um enorme aplauso e sentido obrigado às cerca de duas dezenas de Adeptos que esperaram a chegada da comitiva da Madeira. Um exemplo de Amor e Devoção. 


Como será marcante, naquele mesmo espaço e na próxima sexta-feira, estarmos de novo todos juntos a apoiar os nossos rapazes rumo a mais um desafio decisivo. Todos. E todos é mesmo todos que se considerem Boavisteiros. 

Somos únicos, somos Boavista, apoiaremos e resistiremos pelo Nosso Símbolo 💪👈🏁 "até ao fim". 

Depois de meses à espera desta possibilidade, pega no cachecol, veste a camisola e afina a garganta. 


Vais faltar? Sexta, fim da tarde. Pelo Boavista.  




domingo, 2 de maio de 2021

Empate Com Sabor a Goleada


Décimo terceiro empate e curioso que em todos eles (com golos) estivemos em vantagem no desafio. Quatro resultaram de golos sofridos nos descontos (acrescente-se mais 3 nos últimos dez minutos) e concerteza estaríamos numa situação bem mais confortável se tivéssemos ultrapassado alguns desses minutos. Voltamos a não conseguir e vai sendo bem mais difícil resistir assim.

O ponto, mediante a nossa situação, dificilmente se pode considerar positivo, mas a forma como foi obtido faz parecer que vimos dos Açores com uma goleada nas bentas. Não foi, um ponto acaba por ser um mal menor, mas este desperdício faz-nos sentir... impotentes. Que difícil reagir aqui. 

Algumas notas:

◾ Entramos relativamente bem (à exceção de uma desatenção aos 8' que poderia ter resultado em golo), concentrados e a priorizar a consistência, parecia darmos uma boa resposta àquilo que aconteceu no último desafio (algo obrigatório, diga-se). Abordamos como mais esperado: três centrais - um deles  Porozo - com Seba no meio campo a três atrás de Paulinho e Sauer; pouco dados ao risco na saída de jogo (demasiada procura da profundidade ou da segunda bola após disputa de Elis), mas aptos a saír com objetividade nas (algumas) transições. 

◾ destaque sobretudo aí para os melhores elementos. Sem esquecer a aptidão de Perez para o passe que mais e mais depressa faz 'rolar' a Equipa, Paulinho e Sauer a destacarem-se sobretudo aí, ainda a juntarem vontade e capacidade de fechar espaços e conseguirem desarmes importantes para não... sobrecarregar o eixo defensivo. Acrescente-se Elis, lucidez, objetividade e eficácia. E muita luta.

◾ nada de novo e já muitas vezes visto esta época, mas é frustrante ver que erros defensivos individuais graves continuam a acontecer. E parece que sempre nos piores momentos. Como seria se tivéssemos as correções do intervalo - e bem - em vantagem? Como seria se uma subida da linha defensiva naturalmente anulasse um lance de perigo? 

◾ ofensivamnte, algo mais no hondurenho, por exemplo aquilo que por vezes tanto precisamos e parece faltar aqui ou ali, um género de 'revolta coletiva' pelo que está a acontecer. Um acordar. Conseguimos reagir à reviravolta e acabamos por sermos nós a protagonizar uma bem valente (quando poucos esperavam até). Mexemos e bem, crescemos para o jogo, fomos eficazes e objetivos nas ações. 

◾voltamos a mexer e bem (no Pérez - ainda com dificuldades para os 90' - e no reforço defensivo) mas o pior - e mais preocupante tendo em vista os próximos desafios - veio depois. Custa até encontrar as melhores palavras para descrever o momento: num jogo considerado mais que uma final - mais que para jogar, vencer -, num encontro que acabamos por ter a sorte do jogo em que os super-úteis três pontos estariam bem agarrados, pomo-nos a jeito para o infortúnio se agarrar a nós. Numa altura de tudo valer, mantemo-nos algo vulneráveis, fazemos pouco para desmotivar ainda mais o adversário ou para este o relógio andar mais devagar. Permitimos espaço e tempo a mais. E isto revela só uma coisa: tremenda imaturidade para estes momentos mais exigentes e... resultadistas. Que precisávamos, há momentos (poucos, mas há) que o 'como' pouco interessa, importa é assegurar. Este era um deles.

◾ encolher de ombros na expulsão perdoada ao jogador do Santa Clara (comparem lance com o jogo da noite, por exemplo), discutir o amarelo sequer é não ter noção. Ainda para mais mão de ferro com os protestos mais que justificados. É evidente: fazem tudo para não resistirmos, aproveitam-se das nossas fraquezas. 

Difícil reagir e engolir este ponto. Alguns aspetos positivos que até a forma como não trouxemos a vitória pode esconder, é verdade, mas a guerra está aí bem dura.
Os rapazes pareceram dar um 'grito' de revolta e mudança para as últimas mais-que-finais.

Não podemos vacilar. 

E a gritar será todos juntos. Já vimos ao nível que isto pode chegar e já sabemos aquilo que somos capazes. Sabemos também que juntos somos mais fortes e é mesmo preciso ir com tudo. Pelo Símbolo. 

Assim estaremos para sexta-feira 💪👈 Temos que seguir juntos

Força Boavista!

sábado, 1 de maio de 2021

Vamos a Eles: Santa Clara

Façam-nos acreditar.

É para ir com tudo. Pelo Boavista 💪👈🏁