domingo, 20 de abril de 2014

Adeus Campeonato


Adeus em definitivo ao primeiro lugar em mais uma derrota no Bessa, desta vez perante o nosso grande opositor da época, o Freamunde. Não vingamos o jogo da primeira volta, não fomos fortes o suficiente para mostrar que ainda tinhamos uma palavra a dizer na luta pelo primeiro lugar, apesar da entrega, apesar de dividirmos grande parte do desafio e até criando as melhores oportunidades. Pecamos novamente no último terço do campo, onde continuamos sem conseguir desequilibrar como já o fizemos, nem de sermos eficazes como precisávamos de ser.
Onze habitual neste momento, mantendo Cláudio na direita e Samú como terceiro homem no meio campo.

Não entramos bem, demoramos algum tempo para acertar com as marcações e foi preciso apanhar o primeiro susto - aos vinte minutos - para se conseguir entrar no jogo. A partir daí controlamos mais, perdemos o medo e conseguimos fazer pressão, ganhar segundas bolas e ter muito mais iniciativa de jogo, não deixando de ser seguros na defesa.
Continuamos com imensas dificuldades no ataque e em aí criar desequilíbrios. Os extremos raramente ganham duelos com os defesas opostos, o jogo direto para Bobô revela-se demasiadas vezes pouco apoiado, os laterais arriscam pouco no desequilíbrio pelas alas, a criatividade no miolo praticamente não existe. Na consistência, ficamos claramente a ganhar em relação aos últimos desafios com equipas do nosso campeonato, mesmo perdendo algum balanceamento ofensivo: Cid mais posicional, Carraça mais solto e Samú muito mais médio que jogador de apoio ao ataque.
A eficácia acabou por premiar a equipa que menos fez - no jogo e nas substituições - para chegar aos três pontos. Eficácia e um erro defensivo tremendo, que voltamos a pagar bem caro.

Não alinho na falta de atitude dos nossos jogadores. Houve garra, vontade de vencer, apesar da dificuldade que acredito exista em quem lidera em motivar os jogadores para esta fase da temporada. Diria até, para esta fase da vida do Clube.


Nota positiva para o jovem de 18 anos Samú. Mais interventivo no meio campo, mais intenso na luta e a decidir melhor cada vez que a bola lhe chegava aos pés, simples e prático, o que olhando aos últimos desafios é de registar. Não foi decisivo nem maravilhou meio mundo, mas gostei da vontade em evoluir. Obviamente, trabalho não só do 'puto' mas também de quem o comanda, como aliás tem sido habitual, neste e noutros jovens.
Petit mexeu bem na equipa, arriscou como e quando devia.

Nota negativa - e como custa - para as bancadas. O Clube merece e precisa de muito mais, não só quando os bilhetes são de borla. Mas sim, concordo, isto só lá vai quando a mediatização for do agrado das massas... é bonito.



Duas notas semanais que eu acho interessante deixar aqui:


- Eis o estereótipo do adepto vimaranense. Inveja e mais inveja. Crescimento, conquistas, reconhecimento internacional, são algumas das coisas que mais lhes fazem comichão. A eles, que teem uma cidade inteira por sua conta e nem a um décimo dos nossos troféus conseguem chegar. Siga, para o ano continuamos a cimentar essa inveja.


- Continua o mau profissiolismo do correio da manhã. Destilam ódio de cada vez que falam de nós. Desta feita, Petit foi o convidado para um programa avermelhado. Até aí, nada de mais, já que se há alguém que deva fazer algo em relação ao jornal, não é o treinador, é o clube (a seu tempo...). E claro, como disse um nosso dirigente e muito bem, reagir oficialmente sempre que o cm debita insinuações para a praça pública seria um trabalho a tempo inteiro.
A postura do nosso treinador foi a indicada para estas situações, com a humildade e seriedade que todos lhe reconhecemos. Digo até que foi excelente a postura, perante a insistência da pergunta.
Estão habituados a enganar quem os lê ou vê, e espero - apesar dos exemplos contrários - que não consigam enganar os Boavisteiros.

(para quem não viu ou leu, tem aqui o video. Manchete: "Petit sonha treinar o slb" é pura malvadez, é tentativa de facada interna e direta ao coração).


Quanto ao Petit a treinador para a próxima temporada, falaremos mais lá para a frente. Estou de acordo com a decisão, fruto do que se mostrou neste ano e meio de comando. Mas o mais importante neste momento - mais que a eq. técnica - é saber com que linhas nos vamos coser e com que plantel poderemos contar na primeira Liga.




Navas, grande abraço para um que sempre dignificou a Camisola, o Clube e os Adeptos. Força!



Força Boavista

6 comentários:

  1. Como disse antes, parece que falta aquele jogador, que no ultimo terço possa desbloquear. Tenho confiança que chegará num futuro próximo! Petit como treinador, tem que se rodear de uma boa equipa técnica, um bom departamento de futebol, que trabalhe bem na pré-época, ou que esteja já a trabalhar. Isso seria o ideal.

    Discordo consigo. Acho que um bom treinador (rodeado de uma organização muito competente) na nossa primeira liga chega para muito. Os jogadores evoluem em contextos favoráveis e competitivos. Gostava que ficassem muitos jogadores. Houve unidades que gostei esta época e que podem evoluir na próxima, quiçá surpreender bastante.

    Quanto ao Navas.. saiu?

    Deixe-me que lhe diga que gosto de ver os aldeoes e esses meios de merda social, roer-se de fúria e descer tao baixo...afinal é o lugar deles.

    Abraço.

    Francisco Espregueira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incluo o treinador e equipa técnica na estrutura, toda ela terá que ser forte (e espero que já com condições para preparar a próxima temporada).
      "Os jogadores evoluem em contextos favoráveis e competitivos" é precisamente aí que tenho mais dificuldade, em perceber quais destes jogadores consegue ter intensidade e velocidade, técnica, competitividade suficiente para jogar dois patamares acima deste que jogam atualmente. Alguns surpreenderam pela positiva já esta época, sem dúvida. Alguns poderão evoluir ainda mais, sim. Acho que se tem trabalhado bem nesse sentido, há já algum tempo. Mas alguns não. Como um todo, é pouco para subir duas divisões, daí achar que o plantel terá que ser forçosamente muito diferente.


      Versão oficiosa diz que Navas saíu por motivos pessoais. Parece óbvio que algo se passou dado a ausência das convocatórias.

      Abraço

      Eliminar
  2. Como já referi há muitos meses, quando gente invejosa se regozijava com a nossa descida administrativa, é só dor de ''coto'', pois sabem que terão que pedalar muito, mas muito mesmo, para nos chegarem aos calcanhares... não merecem sequer visibilidade. Provem-no em títulos!
    O jornal (??) CM, deixem-nos ladrar. Nós cá, continuaremos impávidos e serenos a percorrer o nosso caminho. Só peço é que nos deixem em paz e que deixem de nos perseguir movidos por uma inveja sem fim... Já agora, gente de bem não se incomoda com imprensa medíocre.
    Viva o Boavista.
    António Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo.
      Isto é o reativar da inveja, depois dos seis anos mais felizes que tiveram nas últimas 4 décadas. E vamos aumentar essa dor de cotovelo. Devagar, mas vamos.

      Abraço

      Eliminar
  3. Axadrezado,

    Excelente blog e muito boa análise ao último jogo!

    Concordo consigo na questão da dificuldade em lidar e liderar uma equipa sem ambição, contudo tenho k discordar na questão da garra... ou antes, na intensidade que alguns jogadores colocaram na partida... não me parece que tenham dado tudo o kuanto podiam... o k até joga e bastante contra eles próprios, numa altura em que todos aqueles que sobressaiam podem aumentar as hipóteses de pertencer a um possível plantel de primeira liga, não se percebe muito bem a mencionda falta de intensidade... talvez seja cansaço? salários em atraso (espero k não)...?
    Quanto à questão do Petit como Treinador na próxima época, penso k foi a solução mais fácil e talvez mais equilibrada, contudo e apesar do meu grande carinho e consideração pelo atleta e Homem, devo dizer e até por tudo aquilo k representa para o Boavista, o Petit deveria ser salvaguardado. Serei o primeiro a estar ao seu lado mas tenho medo k se ao fim de meia dúzia de jogos, os resultados não apareçam, o Petit saia pela porta pequena... o k seria triste ,já k tem muito para dar ao Boavista e diga-se k a tarefa para o ano vai ser de dificuldade bastante elevada... (árbitros k na dúvida vão arbitrar contra, um plantel para a manutenção, adversários a "salivar por sangue",etc)... mas juntos, unidos e como é nosso apanágio contra tudo e contra todos.... acredito k vamos sobreviver.
    Pena a questão do Navas já k era um jogador k me enchia as medidas, quando em forma. Segundo sei foram razões particulares, o que é aceitável mas... nunca se sabe...

    Saudações axadrezadas

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que em guimarães tem memória curta...que não gostem do boavista até se compreende, agora esquecerem-se que já tiveram um presidente chamado pimenta machado...o vitoriano mais benfiquista que se conhece, essa é que não...assumam de vez a vossa condição de vermelhos que ao fim de semana vão apoiar o vitoria porque fica dispendioso ir todos os 15 dias a lisboa...

    Esquecerem os fundamentos de um apito dourado encomendado, com alvos concretos...puta que os pariu, a estes e aos de belém.

    E a mim nunca mais ninguém verá um sorriso, um dente que seja aos benfiquistas, o clube que mais fez para que o boavista desaparecesse, e os camelos de barcelos idem, tem memória curta e esquecem-se das pressões feitas pelo benfica para que descessem o gil e mantivessem os paneleiros de azul de belém.

    O grande causador da descida de divisão do boavista foi o benfica via aquele cabrão do advogado armado em juiz de meia tigela de coimbra, contratado exclusivamente para uma missão, boavisteiro que é boavisteiro nunca poderá esquecer quem tão mal nos fez, nunca na vida por mais de 1000 anos que viva esquecerei o que os cabrões dos mouros e dos lagartos nos fizeram, NUNCA mais, por isso fui Sevilhista na final da Liga Europa com o maior prazer E ASSIM SEREI ATÉ MORRER!

    BOAVISTEIROS NÃO NOS PODEMOS ESQUECER!

    Não é uma merda de um jogo de apoio ao boavista que o benfica fez no bessa que remedeia o grande mal, aliás nunca deveriam ter feito jogo nenhum, o boavista deveria pura e simplesmente ignorar esses cabrões..

    PS: perdoem o vernáculo mas não me consigo conter quando me lembro de certas coisas.

    ResponderEliminar