segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Três Pontos

Feito o golo.


Não há palavras para aquelas duas explosões de alegria, a do golo e a do final do jogo. Indescritível, num Bessa (como se pedia) de regresso aos bons velhos tempos, grande e incondicional apoio à equipa e com as bancadas bem compostas (arrisco a dizer, mais Boavisteiros que no primeiro desafio).
E merecido por todos. Por nós, adeptos, e pelo grupo de trabalho, mais que justificou a conquista destes três pontos.


Gostei da abordagem de Petit ao jogo, de forma mais comedida que em Vila do Conde e um pouco na semelhança (se bem que mais afoitos no ataque) do que se havia feito contra o benfica. Mais realista, mais consciente?
Tengarrinha e Anderson a dupla no meio campo (o português mais fixo, o mais perto da defesa), Beckeles a fechar a direita, com disponibilidade para aparecer no meio campo e lá na frente (como no lance do golo...), Brito na esquerda (mais solto que o hondurenho), Zé Manuel 'vagabundo' no ataque no apoio a Pouga. Na defesa, alguma surpresa na titularidade de Carlos Santos, em detrimento do terceiro central no último desafio, Fábio Ervões.

Estivemos razoáveis na primeira parte, sempre mais seguros a defender que a demonstrar automatismos e rapidez no ataque. Ainda assim, conseguimos criar perigo em lances que até aqui raramente o conseguíamos, nas bolas paradas.
Perdemos algum receio, ganhamos confiança e partimos para uma segunda parte bem conseguida, coroada com o golo (auto, mas excelente a jogada pela esquerda com três jogadores a aparecerem em zona de finalização), depois disso controlamos a reação adversária, sempre com alguma intenção em saír para o ataque, embora as duas lesões nos tivessem retirado força ofensiva.
Não defraudou (confirmou-se, de novo) a atitude e querer dos jogadores, concentrados, confiantes, a quererem tanto como nós a primeira vitória.


Nota para o meio campo: será desta? Tengarrinha, já o disse aqui e julgo ser ponto concordante com a maioria, está a fazer um excelente início de época. Ontem voltou a ser dos melhores, naquilo que nos vai habituando a ser o melhor: na leitura que faz do jogo, posisionamento e desarme, no passe, sempre concentrado e 'tranquilo' nas acções. Novidade (e pela positiva), finalmente, tivemos Anderson, depois das boas indicações da pré-época, apareceu com mais intensidade no seu jogo, com bons pormenores nas saídas para o ataque, principalmente na segunda parte, em que se soltou mais. Beck, jogou a médio ala mas foi um jogador 'plural'. E que jeito deu, tê-lo no meio campo a fechar espaços na direita (a ajudar não só Dias como a dupla no miolo), e mesmo a subir a propósito no ataque (algo que até já tinha mostrado contra os vermelhos).


Na defesa, confesso que me surpreendeu (bastante até) a inclusão de Carlos Santos no onze. Esteve bem (ajudou naquela segunda parte a corrente que o jogo tomou, mesmo as caraterísticas dos avançados contrários), posicionou-se bem, descomplicou sempre que possível. Ao lado, o menino que vai pegando de estaca, Sampaio. Maturidade mais que suficiente para a idade e o tempo que leva no nosso futebol, sempre concentrado e decidido, foi resolvendo todos os problemas que foram surgindo, não só na sua zona de ação. Nas bolas paradas, voltou a ameaçar o golito...
Nas laterais, a um Dias mais comedido no ataque, juntou-se Correia, também certinho na defesa, mas a cumprir com as ameaças que vinha mostrando nos jogos anteriores, no plano ofensivo. Rápido a subir (mesmo num contra ataque já com 1-0, foi por pouco que não lhe chegou a bola fazendo com que ficasse isolado), faz boa ala com Brito e, finalmente, acertou em cheio nos cruzamentos. Ontem foi meio golo, aquela bolinha cheia de veneno...


Gostei do Pouga, melhor fisicamente (tomara!, mesmo que a léguas de Bobô), bola aérea é dele. Não só dele, como a dá bem para os colegas; na área, tem muita presença e falhou por pouco o golo. Preocupa a lesão, já que pode ser, realmente, uma solução bastante interessante para o nosso ataque.
Zé Manuel, mantenho o que venho a dizer há algum tempo: tem sido o melhor dos que nos acompanha do CNS. Esteve bem, lutou e pressionou enquanto teve forças e (atenção!) melhorou imenso nos cruzamentos. Ontem tivemos a amostra nas bolas paradas, quase todas bem marcadas. Perde um pouco no tempo para soltar, ao invés de arrancar a falta 'física', que tantas vezes tenta.


Falando nas alterações/opções, é algo discutível, sem dúvida. Para mim, num tempo em que não fazemos convocados de véspera e que realizamos estágio para todos os jogos, este sai/entra/salta&foge nos convocados/banco/onze, mais não é que um sinal dado ao grupo pelo treinador ou a sua forma para o controlar e o fazer evoluir (ao estilo de contamos com todos, somos um só, nenhum lugar está por si só garantido?). Quatro jornadas e, dos 'jogáveis', só faltam mesmo Gouveia e Afonso darem o contributo (será para a semana, numa ala esquerda com o português e Correia?). É, na minha opinião, esperar um pouco mais para tentar perceber melhor este 'modus operandi' de Petit no que à convocatória e opções diz respeito.
Nem desgostei do Wei, apesar de o achar 'verde' para a luta pela titularidade. Nem achei incorreta (pelo contrário, pouco 'populista' mas bastante consciente) a aposta em Cid para povoar no meio campo, nem tampouco a entrada de Yoro, jogando sem ponta de lança de raíz (numa altura em que não se justificava, já com Pouga lesionado). A ausência de Bobô do banco, já poderá ser mais difícil de explicar, de acordo...



Merecidíssimo e inesquecível. Três pontos já cá cantam e, depois daquele espasmo de 70 minutos na semana passada, voltamos a mostrar sinais de evolução. Não deixo (obviamente) de estar confiante que estamos no bom caminho.

Abraços para todos os Boavisteiros, aquilo ontem foi arrebatador! Ninguém explica, já sei. Tanto tempo, anos à espera deste golito e desta vitória... E siga, que isto ainda agora começou.

Força Boavista!

Sem comentários:

Enviar um comentário