terça-feira, 24 de novembro de 2020

O Maior dos Problemas


Pegando um pouco naquilo que se falou ontem - e numa de lançar a discussão, como sempre - sobre o "problema maior que todos" que neste momento nos assola: a falta de consistência defensiva. 

Contextualizando um pouco e fazendo uso das palavras do mestre Vitor Oliveira (com o qual concordo, 'oié'): "não há boa equipa sem bons centrais; é o ponto de partida para uma eficaz prestação coletiva". Acrescente-se o modelo de jogo de Vasco Seabra: privilégio à posse, à largura, ao risco, o que significa, muitas vezes, defender em igualdade numérica, ou com linha defensiva alta, ou com maior necessidade de controlo de profundidade, por exemplo. Por outras palavras, ter 'maus' centrais com um Lito Vidigal (sorry, não encontrei melhor exemplo) não é bem a mesma coisa que os ter com Jorge Simão ou... Vasco Seabra. Daí a importância do modelo.

Claro que a estratégia, ou a adaptação da mesma - ainda que possivelmente temporária - seja uma necessidade e, de acordo, um dos pontos de maior crítica àquilo que se vai tentando fazer neste início de época. Os últimos desafios trouxeram-nos uma abordagem (tentativa de?) ligeiramente diferente, talvez com a tal intenção de dotar a equipa de uma menor exposição no setor defensivo, se bem que com algum custo noutros setores.
A nossa vitória para o campeonato coincidiu com o único jogo sem golos sofridos e também com um sistema diferente de três centrais. Mas aí, minha opinião, julgo que foi mérito da estratégia para o jogo, beneficiando tambem do contexto específico que é jogar contra um candidato ao título, principalmente 'este' Benfica. 

Mas passemos ao mais importante no meio disto tudo: os intervenientes, os jogadores, o plantel.

Leo Jardim. Tem o peso que mais nenhum outro jogador no plantel tem: substituir o nosso melhor jogador da época passada. O brasileiro fez quatro jogos na última época, o que pode explicar, em parte, o maior problema que evidencia: a falta de confiança. Leo mostra dificuldades num aspeto que neste momento em particular nos prejudica imenso: a falta de controlo no jogo aéreo e o reduzido espaço de controlo nesse tipo de lance. O oposto de Helton, por exemplo. Leo tem qualidade, nem é preciso relembrar as exibições em Vila do Conde ou a fantástica defesa que nos manteve na Taça, por exemplo. Mas também já teve erros que nos custaram pontos, como bem nos lembraremos. Bracali estará à espreita, veremos o que vai ser feito e como Jardim vai reagir ao momento.

Rami. Arrisco a dizer que todos esperaríamos do francês uma capacidade extra de liderança na defesa. Classe, qualidade, segurança, experiência. Por isso veio, para isso era extremamente necessário. E quando digo "todos" englobo também os responsáveis pela sua vinda, até mesmo pelo tipo de jogadores que foram contratados para a defesa, nenhum com capacidade (ou experiência) de liderar uma defesa. Precisamos dele, veremos se está mesmo cá...

Chidozie. Utilizado sempre que possível (só não o foi contra o FCP), tem tido prestações a oscilar entre o razoável e medíocre. Alguns erros e postura que, admito, não esperava para um central com uma época a titular na exigente Liga Espanhola. Como seria o nigeriano com um verdadeiro 'líder' ao seu lado? Com um bom Rami? Melhor, quase aposto. Muito melhor (e também ele a evoluir, julgo).

Gomez, Porozo. Ou são 'extra-terrestres', donos de uma indiscutível qualidade, ou então, claro, precisam de tempo, não só de adaptação mas sobretudo de evolução ao futebol europeu. Claro, vão errar se já atirados às feras: a contenção aqui é mesmo necessária e muitas vezes, o sentido posicional é obrigatório, porque por cá os erros são [quase] sempre aproveitados pelos adversários. Precisam, acho que é óbvio, de tempo. E ainda algum.

Christian. Ser o segundo central mais utilizado (ele que nem apresentação teve, era tido como uma aquisição para os s23) ajuda a percebermos as dificuldades do treinador em escolher os melhores centrais para o nosso contexto. Tem feito pela vida, tem crescido, e tem tirado vantagem dessa tal habituação ao nosso futebol quando comparado com as outras duas promessas. Acredito que ainda pode e irá crescer mais, mas o tempo... maldito tempo que ele precisa. 

Ia falar também dos laterais e médios defensivos mas já que o texto vai um pouco longo deixarei isso para outro post.

Opiniões? 📜🖋 há aqui responsabilidades de quem formou o plantel? O que fazer para corrigir?


Força Boavista!

Sem comentários:

Enviar um comentário