sábado, 7 de março de 2015

Venham eles: vitória



Cá está "o jogo". O Clássico não-estarola de regresso ao Bessa. Esqueçam a importância dos pontos, a situação na tabela, os momentos de forma, as baixas ou contrariedades. O objetivo mínimo é ganhar, mas a vontade é humilhar. Aqui, na nossa que é mesmo "nossa" casa, perante os invejosos que tanto apregoavam que o dia em que iríamos acabar estaria a chegar. Não chegou, e espetar o maior número possível de tabefes nas fuças do conquistador é a melhor forma que temos para lhes relembrar isso mesmo. De frente, olhos nos olhos.

E é um vitória diferente no palmarés desde a última visita ao Bessa, há que o dizer: dobraram o número de troféus e conquistaram uma das duas provas mais importantes do futebol português, algo que ainda não tinham conseguido. Para nós, a diferença de estatuto nunca foi problema para assumirmos a rivalidade com os blancos e não o será agora. Nem os objetivos diferentes de cada um na presente temporada. Humildade, ao contrário do opositor, é algo que nunca nos faltou.
Veem de seis pontos nos últimos seis jogos (tal como nós), e há outros tantos que não vencem fora do municipal. Abanaram um pouco com a saída de um dos desequilibradores da equipa e com o facto assumido de serem barriga de aluguer do estarola azul, mas continuam, claro, bastante fortes como equipa.


Entramos na fase decisiva da época, digamos que a chegar ao ponto sem retorno. Olhando para a tabela, à proximidade da linha de água e aos próximos desafios, mesmo ao número de jogos que levamos sem vencer, revestem-se de mais importância ainda estes três pontos. Fundamentais, claro. E sim, estamos pressionados pela quase obrigatoriedade de pontuar.

Não costuma ser fácil acertar no onze de Petit, com as ausências ainda mais complicado se torna. Por partes:
- para o o lugar dos dois centrais, estando Lucas lesionado, sobram Ervões (suplente nos últimos dois jogos, utilizado no último) e Aaron. Problema acrescido se o gabonês não estiver apto: Pimenta, apesar das boas indicações deixadas nos dois jogos da Taça da Liga, tem jogado no campeonato de juniores e será, naturalmente, um risco enorme avançar para a titularidade. Achando Petit que a nossa jovem promessa ainda não estará pronta para a estreia na Primeira Liga, a solução passará por uma adaptação de um jogador do meio campo. Tengarrinha será o nome mais lógico (até porque não lhe é uma posição completamente estranha), Idriss poderá ser outra hipótese. No caso deste último, positivo o facto de podermos contar com o português no miolo, nem tendo que mexer muito no meio campo que atuou bem em Barcelos. Cech (suplente não utilizado nesse jogo) será também hipótese a ter em conta. Veremos como vamos abordar o desafio.
- ainda na defesa, a confirmar se é desta que Beckeles regressa à lateral direita ou se continua Dias por lá. Não deixo de lado a hipótese Beck a ala, à semelhança da segunda metade na semana passada...
- No ataque, Brito e Uchebo serão prováveis titulares, dúvida na terceira posição. Temos Zé Manuel e Léo (ambos a precisarem de recuperar rapidamente a boa forma) e Pouga.


Símbolo no campo e Adeptos na bancada, como um só. Temos todos os motivos (muito positiva a campanha de bilhetes para este jogo) para continuar a apoiar a equipa como até aqui. Mais ainda, tendo os tristes acontecimentos da primeira volta e todo o sofrimento que isso implicou para o nosso adepto no pensamento.


 
Força Boavista!

Sem comentários:

Enviar um comentário