domingo, 19 de julho de 2015

Rola a Bola!




Meio ano depois, cá temos os nossos rapazes de volta. E, pela amostra, com a mesma vontade e querer dos últimos tempos. E nas bancadas, também aí início promissor.

Entramos com dois médios de contenção (Idriss e Reuben) à frente da defesa (Inkoom/Sampaio/Henrique/Afonso), atrás de Lima; três jogadores na frente, Luisinho e Bukia nas alas, Zé no meio. 

Mesmo sendo cedo para grandes considerações, nota positiva para o coletivo, ou seja e para já, a identidade que se busca para a equipa, aquilo que os jogadores parecem querer assimilar e bem. Ligação entre os setores, preocupação em oferecer linhas de passe ao portador da bola, o que resulta num jogo mais pautado e de melhor posse; pressão sempre que possível, dos mais defensivos mas não só. Ainda no aspeto coletivo, destaque para os nossos alas e aquilo que se pretende de novo no seu jogo: mais interior que no passado - dos dois - maior aptidão para os laterais explorarem o jogo ofensivo e compensados pelo posicionamento da dupla de meio campo.

Estivemos bem até à hora de jogo, momento em que mudamos a equipa por completo. Até aí controlamos, depois mantivemos a superioridade até aos dez minutos finais (já com Carvalho a lateral, por acaso até nasce daí erro que originou o empate).


Individualmente e típico destes desafios, maior curiosidade para os reforços. Algumas notas:

- Henrique. Jogou no lado esquerdo da defesa, no lugar de Carlos Santos. Bom posicionamento e forta no jogo aéreo, esteve bem no pouco trabalho que teve para fazer.
- Boa primeira parte dos dois alas, Bukia e Luisinho; o primeiro na direita o outro na esquerda, o que também beneficia o seu jogo interior. Ambos com bons pormenores, tinha alguma curiosidade na posição do congolês, extremo/ala parece ser a sua posição, pelo menos para já. Boa nota também no plano defensivo, para alguém que se estreia nos profissionais e conta com apenas 20 anos. Luisinho começou mal, não perdeu confiança, esteve bem na maioria dos lances. Sobretudo, e para quem nunca o viu jogar ao vivo, mostrou qualidade (e até mais inteligência que o seu antecessor na posição). Bom golo (aliás, grande jogada no golo, incluíndo enorme assistência do Lima).
- Inkoom: confesso que estou um pouco pé atrás com os dois 'estrangeiros', talvez mais ao nível físico. Esteve bem, sobretudo a defender. Mostrou rapidez e intensidade, antecipação, bem na leitura dos lances na lateral. Muito positivo.
- Tinha curiosidade no Hackman depois da boa prestação no amigável de final de época. Não desiludiu, mesmo intranquilo no período menos bom da equipa.

Faltaram Mesquita, Alex Junior e Uche, talvez por motivos físicos temporários, já não há notícias de lesões complicadas (exceto o sexto central, Ervões). 


Numa primeira análise e olhando às prestações, é no meio campo ofensivo que temos menos opções. Lima esteve razoável - como nos habituou na ponta final da época - sobretudo maior intesidade, não se escondendo do jogo nem de vir busca-lo cá atrás com a função de o organizar. Mesmo nesse aspeto, ainda pode e deve melhorar, soltar mais vezes a bola mais cedo. Vamos ver os próximos tempos, já que vontade de melhorar parece que não falta. E será importante concorrência a sério.
No oposto, Ancelmo que foi mais do mesmo: bons toques num ou noutro lance, mais nada para além da lentidão. Se já parecia difícil, pelo menos assim continua. O Léo tambem muito idêntico ao que conhecemos dele.



Incomparável este plantel e pré-época com a anterior - mesmo vendo só um jogo - fruto do crescimento que conseguimos durante o último ano, dos reforços a tempo e horas, do trabalho da nossa equipa técnica. Bons sinais, o que pouco importa para já, sendo habitual desvalorizar as exibições nestes primeiros desafios quando as coisas correm mal, é prudente fazer o mesmo quando tudo parece ser melhor. Porque realmente é, mas para já não importa. Siga, quarta na Póvoa, segundo jogo de apresentação aos Adeptos.


Sem comentários:

Enviar um comentário