quarta-feira, 15 de março de 2017

Pantera Escondida#1 - Litos




O Capitão, um dos maiores símbolos da nossa história, por todos os motivos.
Com formação feita no Bessa, estreou-se pela equipa principal em 95 (ép.95/96, Manuel José era o treinador) numa vitória no Bessa frente ao Belenenses (ironia, então o único campeão não grande), depois de empréstimos a Campomaiorense, Estoril e RioAve.
Seis temporadas, 220 jogos e 22 golos com a camisola Axadrezada, 6 internacionalizações, saíu para o Málaga logo após a conquista do título (numa das maiores transferências do Clube), onde passou cinco temporadas, acabando a carreira na Académica em 2008.

Central de eleição, fortíssimo no jogo aéreo (o que também lhe valeu muitos golos), implacável na marcação e desarme pela certa, fosse na bola ou não.
Defrontou-nos por duas ocasiões, uma pelo Málaga (naquela célebre eliminatória decidida nos penaltys) outra pela Académica.

Eterno Capitão, foi dele a braçadeira no ano do Título (só falhou um jogo), é dele aquela que é uma das fotografias mais emblemáticas do Clube.

Tanto numa só foto.


Foto de um Boavista - Sporting num Bessa já em obras, corria a época de 98/99, jogo em que Litos é expulso por acumulação ainda na primeira parte. Viríamos a empatar esse desafio, com golos de Timofte e Jorge Couto (também na foto, juntamente com Iordanov), depois de duas reviravoltas no marcador.
Do onze e suplentes, estavam onze jogadores que se sagrariam campeões. Além desses, Hélder, Timofte, Ayew e Paulo Sousa (então Capitão) também faziam parte do plantel. Assim como Sérgio Leite, Pedro Martins, Cavaco e Atelkin (este faz lembrar Faro, não é?:)). Do adversário, Delfim fez parte do onze.
Têm aqui o video do jogo.

Uma das melhores temporadas de sempre, acabamos por ficar em segundo lugar (com apenas três derrotas), lutando pelo título até à penúltima jornada, no tal jogo de Faro.

Época marcada também pelas vitórias nas Antas (2-0) e na Luz (3-0).

Ainda não se sabia, mas estava a nascer o Campeão. Belos tempos.


Parabéns à Rita, a primeira a acertar num comentário no Facebook do blogue :) 

2 comentários:

  1. carago, cheguei atrasado!!! ia atirar Frechaut, sinceramente, por isso era um tiro na água :)

    boa iniciativa!

    abraço,
    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) fica para a próxima. 'Animais escondidos' é uma excelente ideia, Jorge. Discute-se, revive-se o passado.

      Abraço

      Eliminar