segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Em Frente



Há uns tempos que não conseguíamos uma vitória tão folgada e uma superioridade tão evidente em relação ao adversário (aí desde a primeira fase do campeonato da época passada).
Fomos, acima de tudo, competentes e eficazes, com as devidas cautelas, não só no sistema de jogo, como também na rotatividade (que talvez em excesso nos tenha custado a eliminação na Taça).
Alterações no onze só na poupança de Zé Manuel e Tengarrinha, entrando Leo e Anderson (boas alterações, já que também eram os que mais perto demonstravam estar do onze). Sistema idêntico ao dos últimos jogos, com um trinco à frente da defesa e atrás de dois médios, mais soltos e ofensivos que o habitual (e cada vez mais o foram ao longo do jogo, graças ao resultado e superioridade numérica).

Apesar de não termos entrado melhor que o adversário, marcamos na nossa primeira jogada de perigo e não mais tivemos dificuldades em impôr o nosso jogo e controlar o do adversário. Perigo
na nossa área, só de bola parada (onde até fomos permissivos demais); no ataque, fomos eficazes e conseguimos tirar partido não só da nossa ala esquerda (aproveitando Julián e Brito), como
da subida a propósito da dupla do meio campo, Anderson e Reuben. Os dois primeiros golos são bons exemplos disso, ambos aparecendo em zona de finalização.
Na segunda parte e em superioridade numérica, deu para Petit dar minutos a Ancelmo e Diego Lima, jogando num outro sistema (sem trinco e com um médio ofensivo, sistema que quase nos é proibido em jogos da Primeira Liga...). Mantivemo-nos superiores, aproveitando o espaço na defensiva contrária.


Algumas notas:

A titularidade de Julián. Dá ideia que este jogo foi encarado para continuar a fazer evoluír o jogador como lateral, o que significa que Afonso perde até como opção para a rotatividade. Dias difíceis para aquele que foi apontado como uma das promessas que nos acompanha do CNS. E por falar em Dias, Beck não vai dando hipóteses.

Em bom plano Anderson, mostrando que pode ser opção e que poderá estar (ainda) mais perto da titularidade. Voltou a ser útil na circulação de bola, bom no passe mesmo no último terço, e capacidade para aparecer na frente a finalizar. Enorme vontade em desfazer as dúvidas acerca da intensidade do seu jogo, algo que conseguiu (mesmo exagerando nas faltas na primeira meia hora).

Reuben, digo o mesmo que na semana passada. Comparando com o último jogo: maior ritmo, mais entrosamento, melhor jogador e maior contributo à equipa. Veremos os próximos tempos, mas prometeu ainda mais.

Rara oportunidade para jogarmos com um médio ofensivo atrás do ponta de lança e sem grande exigência defensiva. Ancelmo voltou a ser primeira opção para aquela posição, Diego Lima jogou mais descaído sobre a direita. O primeiro voltou a desiludir-me, muito embora um ou outro bom pormenor (no passe ou na finta, como no penalty que sacou). Continua pouco intenso, pouco rápido com bola e lento a decidir o que fazer com ela. De Diego, tive pena que não jogasse ele no meio. Longe de deslumbrar e sem revelar um grande aumento de intensidade, mostrou boa visão de jogo no último terço, mais rápido e eficaz a decidir.
Léo vinha justificando a oportunidade. Bom jogo do brasileiro, mostrou que pode ser útil com o seu estilo 'fura-defesas', finta curta e bons pés. Pelo menos, que pode ser opção, já que o lugar
está bem estregue (e deu para ver isso neste desafio, quanto a mim) a Zé Manuel.
Nota para a dupla de centrais: três jogos, zero golos sofridos. Phillipe e Carlos Santos.


Vitória importante, já que cinco anos depois voltamos a vencer na Taça da Liga. É importante, mesmo não sendo a prioridade. Veremos na fase de grupos que duelos nos esperam. Ansiosamente,
esperamos nós por eles.
Pelo resultado e exibição, vem na melhor altura, olhando para as úteis duas semanas sem competição que temos pela frente (oportunidade-extra para continuarmos a nossa evolução). Tranquilidade e confiança para preparar os próximos desafios: Madeira, Sporting no Bessa e Setúbal. Venham eles.


Força Boavista!

2 comentários:

  1. Então amigo.
    Parou por alguma razão as suas crônicas?
    Aprecio bastante as suas crônicas e espero consulta-las em breve.
    Cumprimentos.
    L.O.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, razões pessoais impediram-me de atualizar o blogue como gostaria.
      Obrigado pelo incentivo :)

      Cumprimentos

      Eliminar