quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Plantel 2015/16 - atualização


Um mês depois do início dos trabalhos, a pouco mais de uma semana da estreia em Setúbal (dia 16 às 16 horas, marquem já na agenda) e aproveitando a apresentação oficial, está na altura de uma breve olhadela sobre o nosso plantel.

Retirado daqui, onde podem ver algumas das melhores fotos da nossa apresentação.



Defesa

Foi o setor sujeito a mais reforços: Gideão, Samuel Inkoom, Tiago Mesquita, Henrique, Paulo Vinicius e Hackman, seis jogadores para fortalecer o setor mais frágil da temporada passada.
Mais e melhores opções. Nas laterais, talvez as posições em que estamos melhor servidos, tanto no onze como nas opções, até salvaguardando a eventualidade de alguém ser tranferido.
Henrique e Vinicius, indiscutivelmente, trazem mais qualidade e experiência ao eixo da defesa.
Na baliza, Gideão tem mostrado estar à altura para discutir a titularidade na baliza, bem mais que o dispensado Monllor o conseguiu fazer na temporada passada.


Meio Campo

Talvez o setor ainda alvo de retoque até ao fecho do mercado, nomeadamente o ofensivo. Idriss, Reuben, Tengarrinha e Carvalho são o núcleo duro, em princípio para duas das três posições mais defensivas do miolo (mesmo podendo haver jogos em que poderão jogar os três). No meio campo ofensivo, Diego Lima (que se tem apresentado em boa forma) é praticamente o único indiscutível a lutar à séria por esse lugar. Nota ainda para o regressado Beckeles, que poderá ser mais vezes opção para o miolo, tendo em conta que estamos bem servidos na lateral. Não é trinco nem organizador, mas adapta-se bem no meio campo e mesmo na ala, onde fez alguns jogos na época passada. Isto, claro, se permanecer no Clube.


Ataque

À semelhança da defesa, ficamos a ganhar com as mexidas: perdemos Bobô, Brito e Wei, ganhamos Uche, Luisinho e Bukia. Ainda com o nigeriano a ganhar forma física, já deu para confirmar que o português que recrutamos ao Ac.Viseu é uma mais valia. O jovem ex-Vila Real, nos dois ou três jogos em que participou, mostrou qualidade para se fixar já no plantel principal. A infeliz lesão atrapalha mas, correndo bem a recuperação, haverá uma maior expetativa para um bom reforço da linha avançada lá para o final do ano. Acrescente-se Zé Manuel (a contas com lesão nas últimas duas semanas) a Luisinho e Uchebo, os que estão mais próximos da titularidade.


Sobre os jogadores:

Apresentamos 31, número acima do que o nosso Mister pretende, sendo muito provável que nos próximos dias (ainda antes do início do campeonato) tenhamos conhecimento de algumas dispensas.
À cabeça, os jovens que, apesar do potencial, não estarão ainda prontos para serem opções válidas neste ano de estreia na Primeira: Hackman e Alex Jr (veio como defesa lateral mas tem sido utilizado na ala esquerda; talvez mais em standby dada a possível transferência de Afonso); Douglas Abner tem poucos minutos nesta pré-época, a maior parte deles na posição de ponta de lança, encontrando-se claramente atrás da concorrência e dando sinais que precisa de evoluir. Alguma dúvida dada a lesão de Bukia, em princípio abrindo outros horizontes no que toca à luta por um lugar na ala. Nesse capítulo, Samú parece levar vantagem, dado que já foi aí testado nestes últimos amigáveis de pré-época. No meio campo denota algumas dificuldades para se impôr e ser verdadeira alternativa a Lima, mas ainda assim será, dos jovens que transitaram para esta época, o que estará mais próximo de permanecer no plantel.
Ancelmo, embora algumas melhorias, é bastante provável que retorne à condição inicial de dispensado, fortalecendo a ideia que é realmente a posição em que precisamos de reforço.
Ibrahim Faye não é para estas andanças, pelo menos para já. Rotulado de extremo, tem sido utilizado na lateral (também graças à pouca disponibilidade de Tiago Mesquita devido a lesões).


Sobre a apresentação:

Boa solução em realizar a festa da apresentação na cidade da Maia, onde o plantel tem feito a maior parte dos treinos nesta pré-época. Parece-me óbvio que se tratou de uma situação de recurso dado o estado do nosso relvado, assim como não fazia sentido fazer o típico jogo de apresentação fora da nossa Fortaleza. Além disso, uma aproximação que pode e deve trazer-nos vantagens no futuro, em jeito de piscar de olho à Maia, para assim, ainda que lentamente, talvez podermos cimentar uma maior proximidade à zona periférica da nossa cidade.

Outras notas:

- U-u-Uchebo. O ReiUchebo, no seu estilo muito próprio, é o craque cabeça de cartaz que mais mexe com a plateia. Carlos Santos, antigo mal-amado, recebeu uma das maiores ovações da noite (quinta época de Xadrez ao peito...).
- Ancelmo conseguiu ser ainda mais lento que Ervões e Bukia, naquele curto trajeto desde as escadas ao palco.
- No treino, à semelhança do jogo com o Pedras Salgadas, houve teste ao sistema de três centrais, em princípio (e como já disse Petit) para desafios em que teremos que adotar uma postura mais defensiva. Os sinais foram positivos, veremos se é algo que vamos testar mais vezes e se será somente para esse tipo de jogos. Sobretudo, aproveitando as duas laterais, que exploram bem os corredores (Samuel, Afonso/Anderson) e os dois médios que fazem bom jogo interior (o ala Luisinho e o médio Diego Lima). A par disso, eixo central bem protegido, quer pelo trio de centrais (com Vinicius a comandar), quer pela dupla mais defensiva do meio campo. Não chegando o tal médio que precisamos, será também menos necessário com este sistema, que no típico 433 de Petit.
Tenho dúvidas que se mude, passando a ser o nosso sistema base, mas vamos esperar pelos próximos desafios e ver o que pode saír dali.


Amanhã, sexta feira, teste importante (e curioso até) contra uma equipa da Primeira Liga Espanhola, o Celta de Vigo. Sábado (17 horas), naquele que deverá ser o último jogo antes da estreia em Setúbal, estaremos na apresentação do Vila Real.


Força Boavista!

Sem comentários:

Enviar um comentário