sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Plantel 21/22 (Atualiz)


 

Plantel um pouco mais composto nesta última semana. Dois reforços mais um e um bom desafio para também percebermos melhor os reforços que já cá estão e se estrearam.


- Falando um pouco do jogo de segunda, valeu pelo coletivo. Como já falamos, aqueles [bons] sinais que nos foram dados nos jogos da Taça da Liga principalmente, tiveram sequência na primeira jornada 'a sério'. Equipa competitiva e muito competente em todos os momentos do jogo, confiante, boa circualação e consistente qb assente numa boa organização defensiva. Houve mais - bom e menos bom - mas foi sobretudo isto.

Reforços no onze foram dois, Makouta e Gorré, portanto podemos dizer que a 'base' da vitória esteve mesmo naquilo que a Equipa conseguiu produzir enquanto isso mesmo, 'Equipa'. Isto comparando com a época passada: uma 'base' melhorada e de cabeça limpa, digamos assim. Foi evidente aquilo que todos sabíamos: ainda há muito espaço para crescermos no onze e temos obrigatoriamente que reforçar as opções. Para depois sim, continuarmos a evoluir e crescermos no nosso jogo, com essa qualidade 'acrescida' que entretanto chegará.

- Destaque dos reforços diria que são dois: Makouta esteve bem, julgo ser unânime. Se havia a dúvida sobre a competitividade do jogador na Primeira Liga estas ficaram desfeitas. Forte fisicamente, muito apto na circulaçãok, o melhor em campo na segunda-feira. O outro destaque diria Yusupha, já que parece mesmo um jogador 'diferente', um verdadeiro reforço. Veremos se é para continuar e até onde... Gorré teve nota positiva como toda a Equipa. Estando curtos nessa posição (extremo), o ex-Nacional mostrou ser opção credível (para já, a melhor porque a única).

- Entretanto, dois reforços, ambos por empréstimo. A prioridade é mesmo reforçar o plantel, dar soluções credíveis e de qualidade, mesmo com o 'custo' de ser um empréstimo. Seria preferível jogadores em definitivo? Claro que sim, mas é importante percebermos o contexto atual e, sobretudo, a grande prioridade: acrescentar qualidade ao plantel, opções em que a probabilidade de acrescentarem valor seja alta (quer pela experiência, pela adaptação, por ex.). Até para não repetirmos erros de um passado recente.Vukotic para preencher o meio campo, juntamente com Seba e Makouta. Teremos que esperar para ver, mas em princípio tem tudo para ser uma boa aposta. Desde logo pela vinculação por duas épocas, também por aquilo que o jogador ia mostrando onde jogava. Falando no meio campo, faltará mais um médio para compôr em definitivo. Alguma incerteza sobre Reymão (mesmo se constituirá plantel) e Reisinho (que importância e que rendimento terá depois da lesão). Ainda há Javi, que tem jogado como central (e bem, se calhar a sua melhor posição no momento), mas que também poderá ser opção no miolo.

- Mais ou menos nos mesmos moldes e para central Tiago Ilori. Verdade que não tinha espaço no estarola verde, verdade que vem de uma época em que pouco jogou (devido a lesão), mas também verdade que sabemos bem com aquilo que contamos:  para o nosso patamar - e avaliando somente pelas últimas prestações do jogador, mesmo no Sporting - é um claro acrescento ao plantel e ao eixo defensivo. Tendo em conta que ficaremos com Chidozie (esperando que fique, claro), Porozo (a juntar ao nigeriano e àquilo que tem mostrado, o potencial titular), Abascal, Ilori e ainda Javi (talvez o ideal num sistema de três centrais), diria que o eixo defensivo dá alguma garantias (e potencial), mesmo faltando saber como será o uruguaio. É só comparar com os últimos anos...

- Dúvida na direita com a possível saída de Cannon. Seria uma pena o americano saír já, pois esta época poderia ser a da sua real afirmação. Tudo para isso. E ganharia ele e nós, com ele a contribuir mais uma temporada. Ficando, teremos Nathan como alternativa, saíndo teremos que reforçar na direita. Nathan esteve muito bem contra o Paços, num contexto específico que acabou por o favorecer imenso. Acima de tudo, julgo que mostrou poder ser alternativa, poder dar luta pelo lugar, poder estar cá para jogar e crescer, porque o potencial está lá. Mas é isso, saíndo o principal do lugar, temos mesmo que ir colmatar a sério.

- Não contando com Elis, que parece ter saída feita, é na frente que estamos ainda mais curtos. Na prática: três jogadores para três posições. DeSantis apareceu bem, motivado e eficaz (!), Santos e Morais esforçam-se bastante, Namora também chegou. Mas agora são precisos os reforços a sério. 

Pelas notícias a procura forte é num avançado centro para o onze. Também obrigatório, claro (como se falou um ou mesmo dois avançados, concorrência a Yusupha e até possibilidade deste derivar para ala), mas não menos importante para extremo. É preciso um desequilibrador, uma carta mais forte para aquela zona seria outro para nós. Gorré, Sauer, um sabemos que é dos nossos o outro agradou, mas temos que ter bem mais, e para o onze.


Em suma, um defesa direito se Cannon saír, um médio, um avançado e um extremo nos próximos onze dias. Estes os fortes. Mais um médio, e um ou dois homens da frente para compôr as opções. E esperemos para vermos como será com Chidozie. Desportivamente, era bom que ficasse; saíndo, central forte para onze será obrigatório.

Para já, como sabíamos, diferente a maneira como abordamos o mercado a como reforçamos a Equipa, mas a verdade é que o plantel vai ganhando forma. Mais consistente e certa, por um lado. Impossível adormecer e pensar sequer que já chegamos a meio do caminho, é verdade, mas mantendo... continuam os bons sinais no que diz respeito ao plantel.


Força Boavista!

Sem comentários:

Enviar um comentário