terça-feira, 15 de maio de 2012

ABJ



Álvaro Braga Júnior assumiu a presidência num dos períodos mais negros e difíceis da nossa história, quando pairava o medo do fim, duro e cru, numa decadência que tinha atingido patamares inacreditáveis. Reassumiu-a de forma pouco clara, com escassa maioria do real apoio existente, com divisões, polémicas, dúvidas. A sobrevivência, não deixar a sad estourar nem o clube fechar portas, competir, era... prioritário, mesmo sabendo das adversidades e do estado caótico das finanças do clube. É indiscutível que o presidente tenha contribuído, ao comando de uma estrutura profissional como o é uma sad, remunerado como tal, acompanhado pelos vários membros da direção (passados e atuais). 

E chega. Um paraágrafo para palmadinhas nas costas acho que é suficiente. O objetivo de ABJ foi, de facto, cumprido.

Ressalvando alguns momentos de mérito, este presidente não é o rosto da luta e da sobrevivência por que passamos nestes últimos anos. Será, quanto muito, uma máscara, entre alguns que permitiram que o clube não se denegrisse ainda mais. Olho sempre para este "ainda mais" como se fosse algo impossível, mas a verdade é que estamos, apesar de vivos, cada vez mais moribundos.


Pegando na sua carta de despedida do início de Março:


 Credibilização do clube
Incumprimentos com o plantel, greves e rescisões, episódios nos impedimentos. Os louros de alguns sucessos terão, como se compreende, que ser divididos. Se tudo isto dá credibilidade...

 Justiça ao Boavista 
O discurso foi sempre o do "não melindrar". Foda-se! A falta de reação teve o seu auge na demora a comentar o recurso. Chamar "luta" ao que se tem visto...

 Evitar o fecho das portas do Estádio do Bessa Século XXI
Será melhor dizer o encerramento do clube, já que queixas que a porta se encontrava muitas vezes fechada não faltam. Mas sim, we are alive! A cena do "não faz sentido competirmos no terceiro escalão" não é para levar a sério. Se houve coisa que não se quis, foi subir desportivamente, talvez pela impossibilidade de inscrição ou simplesmente porque esse nunca foi o objetivo. Ou se foi mau demais no futebol ou não se quis ser melhor.

 Fut. Formação e Modalidades
O ponto positivo, sem dúvida: a formação treina no Bessa, graças ao empreendimento sintético e à parceria com um quase tão colosso como nós. O custo só mais para a frente se vai avalizar, mas acredito que se tenha ganho com tudo que se fez. Já nas modalidades... o amor-próprio, a dedicação, até a AAB, devem ter os louvores.




A passagem de ABJ, o presidente dos requisitos mínimos, não merece mais reflexão. Há que abrir um novo capítulo, na mesma fase vida do clube, a fase da sobrevivência. Reagir, reunir, reorganizar, ganhar alento. É tarefa dura, mas somos o Boavista.
Acabou o teatro, podem subir ao palco os diretores de cena dos últimos tempos ou alguém com capacidade para tal. O mesmo artista é que acho que já chega. E agora, a médio prazo, para nos levar às exibições nacionais.
 

  O melhor de ABJ: com um microfone à frente. Há que dar mérito.

Sem comentários:

Enviar um comentário