domingo, 30 de setembro de 2012

Mais um empate com sabor a derrota


Mais dois pontos perdidos, num jogo que não se soube vencer, apesar de se ter criado mais e melhores oportunidades e de se ter conseguido estar por cima grande parte do desafio. Eficácia zero, má adaptação da equipa às circunstâncias do jogo, falta de objetividade e lucidez em momentos que tal não deveria acontecer. E não mesmo. Os apupos no final são a prova disso. Apesar de se ter começado tarde e aos trambolhões, já é mais que tempo de uma vitoriazinha, ainda para mais quando defrontamos adversários com objetivos e argumentos bem inferiores.


O sistema foi idêntico ao da semana passada, com alteração do central (Frechaut por Simão), do médio (Petit por Ismael) e do avançado (Fary por Adriano, que jogou na ala, estando o centro do ataque entregue ao rápido Wellinton).
Mais posse de bola e mais iniciativa na primeira parte, onde criamos algumas oportunidades de perigo e bolas paradas, poucas chances de contra ataque concedidas ao adversário. Um lance de golo para cada lado, mais perigoso o Boavista.
Mantem-se a toada na segunda parte até à expulsão do central do Padroense, num lance em que a velocidade de Wellinton foi decisiva, bem desmarcado por André Pereira. Vermelho, superioridade numérica, livre perigoso desperdiçado. Quando o rumo do jogo fazia prever um Boavista a encostar o opositor às cordas, acontece o contrário, depois da tremideira natural do adversário pós-expulsão.
A saída de Ismael (esteve lento, com e sem bola) para a entrada de Fary não ajudou. Justificava-se a saída do médio, mas nunca por um avançado, deixando o meio-campo e a luta pelas segundas bolas entregues quase em exclusivo a Navas. Joel rendeu Zé Tiago, mas, estranhamente, não para a sua posição, colocando-se demasiadas vezes junto aos avançados, não iniciando ataques nem conduzindo a bola para como se esperaria que acontecesse.
O jogo direto, pelos pés dos centrais, tornou-se usual e, consequentemente, com menor possibilidade de penetrar na defesa contrária. Inexplicavelmente, ao invés de se abrir a frente de ataque, colocando nos médios a capacidade de organizar a posse de bola, e subindo as linhas para rapidamente ganhar a segunda bola...
Realce para a melhor fase do Padroense em todo o jogo, criando duas boas oportunidades para abrir o marcador, a contar com a tremideira do eixo da defesa.

Duas notas:
Navas, a segurança mínima que os centrais exigem que se tenha, caso contrário tudo seria muito mais complicado. Recuperações de bola, boa leitura de jogo, o acerto defensivo que existe é dele, parte do jogo ofensivo que se tem é a ele que se deve. Foi o melhor do Boavista. 
Pedrinho expulso - mesmo com algum excesso de rigor do árbitro no segundo amarelo - é um sinal que tem que mudar o seu jogo se quiser ser útil nesta equipa. Assim, tão pouco consequente, não dá.


Concluindo: complicando o que poderia ser fácil, a confusão instalada quando a equipa tinha mais que condições para sufocar o adversário, a falta de eficácia na finalização (e no último passe), deu no castigo de saír do Padrão da Légua com apenas um ponto. Castigo pesado e, no entender de muitos adeptos, o suficiente para perder a paciência...

Inegável o mau começo, mesmo com os descontos habituais. Quatro jogos, zero vitórias, 3 golos sofridos e um marcado, começa a ser mau demais.

5 comentários:

  1. infelizmente para nos boavisteiros o nosso boavista nao ganha a ninguem....acho que vamos ficar bem pior classificados do q o ano passado,apesar q o ano passado ficamos em 4 lugar e com todos os problemas q houve como os ordenados em atraso e muito e a saida de jogadores em dezembro.....

    ResponderEliminar
  2. Há quanto tempo falei para mandar esse treinador embora? Vão procurar nos primeiros comentários logo nos primeiros jogos de pré-época. Eu vejo mais 2 olhos do que vocês todos juntos.

    ResponderEliminar
  3. tambem nao entendo o porque da escolha deste treinador nem mesmo o porque da escolha de rui borges para director desportivo.....
    sera q nao existe ex jogadores q sintam o clube para esses cargos e assim fazerem sentir aos actuais jogadores o que e jogar no boavista????

    ResponderEliminar
  4. O Rui Borges é ex jogador do Boavista e na minha opinião tem condições suficientes para treinar esta equipa e fazia um bom trabalho podem querer. ASS RUI PEDRO

    ResponderEliminar
  5. ESTOU À ESPERA DA CRÓNICA FALADA DESTE ÚLTIMO JOGO COM O MIRANDELA

    ResponderEliminar