domingo, 16 de fevereiro de 2014

O Campeão Voltou!


Melhor entrada possível na segunda fase. Enchemos os pulmões, mantivemos a atitude e ainda evoluímos mais. Admito que estava confiante, mas um jogo com esta carga emocional e em casa do eterno rival é sempre complicado. Fomos consistentes e estivemos por cima grande parte do jogo, mostrando porque somos candidatos ao primeiro lugar.

Entramos fortes e personalizados, mais perigosos e objetivos que o adversário e mantivemo-nos por cima durante toda a primeira parte, mesmo com algum equilíbrio depois dos vinte minutos. Apertos defensivos só de bola parada, porque obrigados a recorrer à falta em algumas situações de contra ataque rápido do adversário.
Desde a concentração à entrega, passando pela lucidez com que se fazia a circulação de bola e se tentava saír a jogar, mantivemo-nos inabaláveis mesmo em inferioridade numérica, com treinador expulso e fazendo duas alterações forçadas. A tudo, mesmo àquele sufoco final, soubemos reagir bem. Isto é trabalho semanal e do bom.

Sem mexer na dupla de meio campo e sem Bobô, foi Rui Gomes o titular. Conseguindo nós jogar no meio campo adversário e com a boa posse de bola que mostramos, fazia sentido a aposta para lançar o ataque no último terço ou explorar a velocidade dos homens da frente. Saíu a meio do jogo, quando este se complicou e fomos obrigados a corrigir a defesa.
Luís Neves e Miguel Cid continuam a carburar, equilibram a equipa, pressionam quando é preciso e dão boa sequência à posse de bola, sempre ativos a oferecer linhas de passe; Cid esteve em todo o lado durante os noventa minutos, Luís Neves faz o cruzamento de morte para o golo.


As maiores dificuldades surgiram nas laterais (mesmo com Pedro Costa mais atinado e depois com a saída forçada de Afonso, o que obrigou à entrada de Cláudio), e na falta de velocidade de Carlos Santos. O central esteve bem em todos os outros lances, limpou o que tinha de ser limpo (assim como Ricardo Silva) e foi obrigado a fazer duas faltas quando ultrapassado em velocidade o que lhe valeu a expulsão. Dois lances, dois cartões. Campinho entrou bem e manteve a segurança, apesar da fase complicada no jogo.

Destaque ainda para os alas, Julián e ZéManuel. Para além de desequilibrarem no ataque, cumpriram bem no meio campo quando era preciso exercer pressão e fechar caminhos ao adversário.

Acima de tudo, uma demonstração da nossa força e da mentalidade que queremos para o futuro. Um só, adeptos e equipa. É isto que se sente e é do maior orgulho.


Foram muitos anos em ko técnico. Foda-se! É para desfrutar.
Para ver e rever o video do golo. Loucura nas bancadas e no campo.
Grande presença dos Panteras no municipal de Guimarães. O Campeão Voltou, Cinco Taças, Somos Campeões! Humilhação ao aldeão. Muito bom.



Força Boavista!

2 comentários:

  1. Grande vitória!

    Esta equipa surpreende pela maturidade e mentalidade vencedora que apresenta todos os jogos.

    Mais um excelente texto, como usual. Continuo acompanhar!

    Saudações Axadrezadas

    PS: Sabe-me dizer porque o Carraça, o Navas e o Tiago Pinto têm estado de fora? Os dois primeiros de algum tempo a esta parte (estarão já vendidos e a equipa técnica só joga com os que ficarão para o ano?). Não é que os que estão lá não mereçam, pelo contrário, mas fico curioso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, uma equipa muito madura.

      Desconheço se esses jogadores foram transferidos ou se há problemas de disciplina. Acredito que não seja o caso.
      No plano desportivo, a verdade é que a dupla Neves/Cid tem funcionado bem, tem evoluído e equilibram bem a equipa. Juntamente com a opção de dois avançados e os dois médios alas que têm jogado, serão os motivos para o afastamento do Carraça e Navas.

      Não quer dizer que não sejam opções (já o foram e entraram bem, como suplentes utilizados) e algo não possa mudar. Também é esse um dos pontos positivos da equipa. Mas para já, Luís Neves e Miguel Cid têm justificado a titularidade.

      Relativamente ao Tiago, relembro que o Marco foi o titular no início da época, deixando de o ser depois da expulsão em Coimbrões. Tiago chegou a ser revelação, é verdade, mas não esqueçamos as suas responsabilidades nos últimos golos sofridos. Marco dará mais garantias e segurança neste momento.


      Obrigado pelo comentário, Francisco.

      Cumps

      Eliminar