quarta-feira, 10 de maio de 2017

Bilhetes


Tinha prometido só falar do último jogo depois do penúltimo. Normal, nada diferente por ser o úlitmo. Mas os 216 comunicados do Boavista sobre o assunto, a pressa que me incutem em garantir o bilhete e o frenesim que isto está a causar nos Adeptos fez-me mudar de ideias. O fresquinho Casal Garcia ao almoço ajudou, mas não teve um papel decisivo, asseguro.

Básico: complicar o simples. Por um lado o negócio, a receita, por outro a Paixão, o amor do Adepto pelo seu Clube. Tentar o equilíbrio entre ambos é, e deve ser sempre, a prioridade. Porque é Futebol. E quem não entende isto ou nem tenta perceber, não está do lado certo da barricada.



Todos percebem a necessidade do Clube em angariar a maior receita possível. Oportunidades como esta não há todos os dias, portanto há que explorar. Ok, entendido.


A venda antecipada dos bilhetes fará algum sentido. Poderão haver obrigações que desconhecemos, a venda antecipada implicará, logicamente, uma receita antecipada. Até aí, tudo bem.

A quantidade dos bilhetes disponíveis para o visitante é bastante superior à dos adeptos do Boavista. Bem, temos uma percentagem de ocupação do estádio, durante o ano, bastante baixa, não é segredo. Todo Topo Norte, níveis 3 da Nascente e Poente. Acrescente-se os níveis 1 e 2 da Poente, com vouchers, convites, bilhetes de patrocinadores. Alguém não percebe? Todos percebem e, esmagadora maioria, concordam.

O preço dos bilhetes. Aqui passamos um pouco ao lado. Há legislação para cumprir e há a fórmula oferta/procura. Algum Pantera não entende isto? Todos entendem. Neste caso, entendem e borrifam-se, porque as cotas estão pagas e o bilhete de sócio custa cinco euros, como habitual. Siga.


A partir daqui as coisas complicam-se. Algo como 'rapar o fundo do tacho', seja a que custo for, e remeto para o segundo parágrafo deste texto: isto é Futebol. Pode ser só um negócio para alguns, mas os adeptos, os nossos principalmente, estão longe de poderem ser encarados como meros... clientes. Friso: quem não conta com isto, não serve. Ou erra e corrige, ou simplesmente não pode voltar a errar.

Mas alguém acredita que os adeptos do Boavista que não dão cinco, sete ou dez euros para um jogo qualquer do campeonato, vão dar vinte para ver a última jornada? Não vão. Para ver o jogo, não. Para ganhar dinheiro com isso, aí a história já muda, como facilmente se constata dando uma vista de olhos nas notícias sobre o tema. "Pago vinte, vendo a cem, e coloco anúncio no OLX". É isto...


A ideia que passa é basicamente esta: o Boavisteiro leva o amigo/familiar benfiquista, se bem que, algo hipocritamente, ou leva o adereço pretendido escondido ou alguém lhe empresta um axadrezado. Com isto, são mais umas centenas de bilhetes vendidos a vinte euros. Admito que seja discutível, mas acho bastante difícil que valha a pena tendo em conta o sentimento que tudo isto provoca no Adepto. E no dia do jogo pode complicar bastante. Já basta fazer do Bessa galinheiro durante duas horas e meia...

Bilhetes de acompanhante num jogo destes. Fica a pergunta: era difícil evitar tudo isto e provocar este sentimento em todos nós Adeptos?

Sem comentários:

Enviar um comentário