terça-feira, 30 de junho de 2020

A [Boa] Reação




Lucas: 2 golos, 4 pontos.


Como tínhamos falado, muita curiosidade para percebermos como a Equipa se iria apresentar em termos de postura, depois do dérbi e a entrar na última reta do campeonato com as contas [quase] resolvidas.
Diria que a resposta dificilmente poderia ter sido melhor: tivemos atitude, Equipa e competência. Houve reação e forte. Independentemente até da vitória, que foi justa, mas não foi por um domínio ou uma exibição tal que não fizesse sobressaír as dificuldades. A juntar a isso, fomos acertivos na estratégia e soubemos pô-la em prática com muita competência e eficácia. Vieram daí os três pontos que, em definitivo, carimbam a permanência.

Como dito por várias vezes pelos intervenientes, foi um jogo 'amarrado', duas equipas que se estudaram e souberam minimizar os pontos fortes do adversário. Tivémos o mérito de marcar primeiro e ainda mais de conseguir conduzir o desafio depois disso. Raras foram as vezes que o Santa Clara importunou Hélton. Bem organizados defensivamente, forte e organizada reação à perda, bem identificados os momentos de pressão alta, conseguimos, mais que dominar, controlar o jogo. Com o pequeno à parte negativo das substituições, acertadas mas algo tardias, nota positiva também para a gestão da Equipa por parte de Daniel Ramos, quer em termos físicos quer em termos psicológicos, não esquecendo o 'recado' do técnico na conferência de antevisão, reforçado após o desafio.

Algumas notas individuais:

Lucas - olhando à exibição, eu não consigo explicar o porquê de ter sido opção tão poucas vezes. O único motivo que me ocorre é o facto de poder não se adaptar ao sistema de três centrais. Entendeu-se bem com Fabiano, outra boa exibição.

Ackah, Paulinho, Bueno - Repito, parte do crescimento da Equipa, principalmente com bola, deve-se a este novo trio de meio campo. Ackah continua a crescer, Paulinho está um médio a sério. Bueno é o toque de artista que muitas dá à Equipa aquilo que ela precisa para segurar jogo, aproveitar espaços ou poder ser eficaz na cara do golo. Realço Paulinho: apesar de falhar algumas vezes na decisão, quer posicionalmente quer na reação/pressão está muito melhor jogador. Muito mesmo.

Cardozo, Sauer, Cassiano - O paraguaio tem grande potencial, sem dúvida, mas ficamos a perceber, de novo, o porquê de ainda não estar pronto para agarrar o lugar em definitivo, mesmo justificando a titularidade no domingo. É jovem e vem de um contexto diferente, daí as dificuldades (principalmente na decisão). Nota positiva para o seu rigor tático sem bola, a não destoar da Equipa. Foi exigente o seu papel e cumpriu bem. Algo que, por exemplo, julgo que Heriberto não seria tão capaz de fazer.
Sauer regressou em grande, acho que é evidente e tornou-se um dos mais importantes valores a segurar para a próxima época. Cassiano é esforço, é pressão, é nunca desistir dos lances. É mais difícil o desequilíbrio individual no ataque com ele, mas está novamente ligado ao golo da vitória, arrancando a falta do livre vitorioso.



38 estão assegurados, faltam sete para termos o melhor registo pontual desde o Regresso, duas vitórias e um empate. Estamos a dois (podendo ficar a 5) do sétimo lugar, o outro objetivo. Quem diria?

Importante é manter esta atitude, a vontade de melhorar e este querer dar tudo pelo Clube até ao fim.



Força Boavista!


Sem comentários:

Enviar um comentário