Pedro Barny, defesa central, o 14ª jogador da nossa história com mais jogos com a camisola Axadrezada, 212. Além da formação feita no Bessa, vestiu o Xadrez durante 8 épocas, de 84 a 88 e 90 a 95, conquistando uma Taça e uma Supertaça.
Concerteza já muitos de nós, principalmente enquanto miúdos, sonhamos representar o Boavista. O Barny é um desses casos. Família de Boavisteiros, Adepto desde sempre, "fanático" nas palavras do próprio, fez a formação no Boavista, curiosamente enquanto médio defensivo. Ainda nos juniores, na falta de um defesa central, assumiu o lugar para nunca mais o deixar, mesmo enquanto sénior. Foi chamado ao plantel principal por Mário Wilson, mas foi com outros treinadores, principalmente com Alves e Manuel José, que conseguiu protagonismo.
Do que me lembro dele, recordo-o como um central 'elegante', pouco exuberante, com grande sentido posicional e muito forte no jogo aéreo.
Está em alguns momentos históricos no Boavista: a Taça contra o FC Porto, a eliminação do Inter ou o terceiro lugar de 90.
Hoje em dia é treinador, atualmente no Egipto, país onde já orientou três clubes, depois de passagens por Arábia, Angola e alguns clubes portugueses. Já fez parte de uma equipa técnica no Boavista, de 2005 a 07.
Na foto, final contra o FC Porto, na conquista da quarta Taça.
Desculpem lá a ratoeira: o avançado na imagem é o Ricky. Anteontem falei dos andrades e no dia seguinte acordei com vontade de enganar toda a gente. Quem nunca?
Ninguém acertou na resposta, mas também ninguém fez batota. Obrigado a todos.
Abraços Axadrezados!
Sem comentários:
Enviar um comentário