sábado, 6 de junho de 2020

Regresso do Mágico






Noventa e um dias depois, finalmente, teremos o Mágico Xadrez de volta aos jogos. Tanto tempo assim sem desafios na Primeira Liga só nos tempos do inferno.
Hora do regresso também dos posts aqui do blogue, oportunidade para relembrarmos e darmos uma rápida vista de olhos do que está para trás (de Campeonato, porque das peripécias desta época já muito se falou), de como estamos e do que poderemos, e deveremos, vir a fazer até final da temporada.


Situação Atual:

91 dias sem jogos oficiais, aos quais se juntam mais 30 desde a nossa última vitória, em Paços por 1-0. Nos últimos 4 desafios (depois de três vitória seguidas, melhor fase de Daniel Ramos), contam-se 3 derrotas, duas das quais caseiras com adversários diretos, e um empate em Tondela.
Na classificação, sejamos realistas: só uma hecatombe fará com que a permanência seja posta em causa. Temos 10 pontos de vantagem sobre a linha de água (com menos um jogo) estando ainda 27 em disputa. Mas será importante olharmos para o objetivo 'oficial', já com upgrade, de fazer uma classificação igual ou melhor ao da época passada ou, por outras palavras, pelo meio da tabela. Estamos a quatro pontos do 8º classificado, o posto neste momento mais realista de se almejar, será justo se colocarmos aí a fasquia.

Olhando ao calendário, nada fácil: próximos quatro jogos em casa são contra adversários diretos (Moreirense, Setúbal, Santa Clara, Marítimo) e é aí que teremos que apostar forte, mesmo tendo em conta que o fator 'casa', neste momento, terá uma influência menor do que a habitual (ou não, dependendo do ponto vista e, sobretudo, do 'nosso' estado de espírito aquando dos jogos e do apoio). Dos cinco jogos fora, três deles é contra os três primeiros, mais Famalicão, e o aflito Portimonense. Em suma, dos seis primeiros, defrontaremos cinco.


Equipa:

Já seria incógnita em condições normais, no atual contexto muito mais. Olhando aos tempos de utilização, facilmente constatamos a estabilidade na utilização dos jogadores mais defensivos, portanto é provável que não se mude muito aí: Hélton, Neris, Costa, Fabiano, Carraça, Marlon. É esta a nossa base, faltando saber com que sistema vamos abordar o desafio, se o mais habitual com três centrais, se qualquer outro com dois defesas no centro, 433 p.ex. Julgo que será bastante provável a opção pelo sistema em que a Equipa se sente mais confortável, o 523, como já por várias vezes demonstrou esta temporada. Olhando à atual conjuntura, poderíamos abrir um pouco os horizontes e apostar numa abordagem mais ofensiva ou aberta, mas, sinceramente, acho pouco provável. Até porque é importante sermos algo pragmáticos na busca dos pontos, para já, pensando somente no presente.
Principal dúvida residirá do meio campo para a frente, ainda para mais tendo em conta que o fator físico, neste momento, terá um papel mais importante na gestão da Equipa. Ackaw e Obiora serão os médios mais prováveis, veremos se os jovens Reimão ou Reisinho poderão espreitar a oportunidade. Paulinho, Sauer, Heriberto, Mateus, Bueno, Yusupha, três deles serão os titulares. Ainda mais notório a falta de opções no miolo, certo? É a vida.


Futuro:

Mais que por este motivo ou por outro, todos sentimos que Daniel Ramos poderá ser o treinador somente até final da temporada. A própria direção admitiu que, para já, conta com DR até fim de 19/20, num comunicado na altura para desmentir o interesse em outro treinador. Mesmo aí, a forma como desmentiu tal interesse foi... só convincente.
Como já temos falado, mais importante que ser Vasco Seabra ou outro qualquer, será a existência de um projeto, uma ideia, um plano com pés e cabeça, a médio ou longo prazo. E não pedir aos treinadores laranjas dando-lhes uma macieira.
Esperemos para ver, sendo que ainda muito tempo falta para pensarmos já no que o futuro nos reserva se bem que, mesmo olhando ao relativo 'descanso' na tabela, ir preparando já o futuro mesmo que atrás das boxes, seria excelente. Vamos acreditar que os nossos trabalham e trabalharão bem.


Sejamos um só no apoio, mesmo à distância. Enverguem o cachecol e a camisola mais logo, venham à varanda gritar o golo e a vitória. Pelo Boavista e por podermos todos estar aqui, só preocupados com a 'bola'.


Força Boavista!


Sem comentários:

Enviar um comentário