quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Empréstimos

Hoje é dia de escárnio e mal dizer. Continuemos. 

Ponto prévio, isto não é culpa só dos grandes, nem dos clubes recetores. Agora não é, longe dos tempos que se emprestavam oito jogadores ao mesmo emblema ou se simulavam convenientes impedimentos físicos. No nosso panorama, o que potencia o problema é a globalização financeira do futebol e a respetiva ganância de cada um, o que faz com que o porto não seja mais o porto, seja, em grande parte, a Doyen. O benfica ainda pior, já nem sabem o que tem nem sonham o que virão a passar. Dos terceiros nem vale a pena comentar, de tão ridícula situação.



Ponto grave é o impedimento de jogar contra o clube-mãe. No fundo, em causa a seriedade e profissionalismo do jogador e treinador. Na prática: oito o benfica, catorze o porto, dez o sporting, o número de jogos em que, à partida e por definição, os adversários partem desfalcados, não podendo contar com alguns dos seus jogadores, em teoria alguns dos melhores e mais influentes, ou pelo menos os mais caros. Igualdade de competição, Ju? A sério? Podre riquismo.


Tão simples quanto isto: fim dos empréstimos a clubes do mesmo escalão. Emprestar? Sim, cedem e ficam com parte do passe, lucram com futura transferência, podem até ter preferência na saída do jogador. E só portugueses e jovens. Não gostam? Não compram, apostem nos aztecas. Por exemplo, à semelhança do caso do TóZé do vitória. Antes isso que simular um penalty, vamos lá com calma, que há coisas que não se fazem.

Anti desportivismo, o mesmo mas em maior escala de que se tem falado quando, por exemplo, as condições de visitado não são as mesmas para todos. Toda a gente ri, porque 90% esfrega as mãos com estas merdas, outros 8% seguem estilo carneirada atrás. E ninguém lhes aponta o dedo porque, no papel, aumenta a probabilidade de sucesso das suas equipas. Palminhas, continuemos assim.

No meio disto tudo, somos a exceção juntamente com Nacional e Estoril. Pelo segundo ano consecutivo a não ser barriga de aluguer, somos os únicos. É duro, mas há coisas que não se pagam e esperemos que seja para continuar. Orgulho Axadrezado acima de tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário