sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Plantel 21/22


As palavras de João Pedro Sousa - não diria duras, mas... frias e diretas - não enganam relativamente à necessidade de, realmente, formarmos um plantel mais competitivo, de Primeira Liga, e mesmo a sua chegada tardia à conferência (pelo motivo que avançou) no último desafio pode até simbolizar a urgência extrema em fortalecer a Equipa.

Recordando o final da época passada, falou-se, contando com as prováveis saídas (e fins de empréstimos), que a dezena de reforços seria algo expectável. Dez, doze, tendo em conta também as vendas, algumas já efetivadas, outras à beira de o serem. 
Relembrando, para o jogo de Barcelos ficaram no Bessa oito jogadores, cinco dos quais reforços. Cannon, Chidozie e Nathan juntam-se às caras novas como disponíveis para o próximo jogo.

Falando do tipo de reforços, ou da forma como atacamos que tipo de mercado, parece evidente que o paradigma de contratações se alterou comparando com o primeiro ano de investidor. O diretor desportivo é diferente - bem diferente -, o orçamento chegará por outras vias e, sobretudo, o tipo de jogador alvo alterou-se: jogadores com experiência, alguns de Liga, jogadores já adaptados ao Futebol Europeu (na maioria), atletas a custo zero ou perto. Misto de experiência e juventude no plantel. Faltará saber se com este tão esperado novo "fôlego" - que nos permitiu resolver os problemas de inscrição e, esperemos, nos possibilite ter argumentos suficientes para fortalecer a Equipa - o tipo de contratações se irá manter ou poderá ser mais arrojado ou capaz.

Relativamente ao plantel e começando pelos jovens que, para já, estão no grupo e alguns até participaram nestes primeiros três desafios. Acho que é unânime que mostraram qualidade, muita vontade e união, assim como naturais dificuldades para quem faz pela primeira vez jogos neste nível competitivo. Para todos, sem exceção, e dado o potencial, o ideal seria jogarem com regularidade em patamares competitivos exigentes para eles. Basicamente: mais que sub23, menos que Primeira Liga. O que não quer dizer que algum deles, ou alguns, possam ficar no plantel, olhando a um ou outro ajuste (e até características individuais específicas) que possa fazer sentido.


- "Todos os setores serão reforçados", menos a baliza. Aqui o reforço chegou à uns meses com a renovação do Bracalli. É exagero, mas o Capitão dá descanso. João Gonçalves será o terceiro e Alireza, em princípio, contratado para o onze. Veremos como será, mas se for acima de nível de Bracali... já seria ótimo.

- Na defesa, só as laterais parecem fechadas. Na esquerda, optou-se e bem pela 'segurança' e experiência de Filipe Ferreira, sendo bom também para Hamache que vai ter que evoluir para lutar pelo onze. Na direita, cenário idêntico, com maior dúvida ainda sobre se Nathan conseguirá lutar pelo lugar no onze com Cannon. Malheiro poderá ter uma palavra a dizer, veremos o que pode ser feito. Outra particularidade com a permanência do jovem seria a possibilidade de 'libertar' o brasileiro para outras posições ou mesmo dar-lhe luta nas oportunidades que vão surgindo na época.
Na posição central temos, para já, três opções: Chidozie, Porozo e Abascal, com Javi a funcionar como recurso. Desconhecendo o uruguaio, e jogando maioritariamente com dois, a luta pelos lugares andará por esses três. Simples: mais um central (ou dois se JPS optar por sistema com três centrais), ou mais dois se Chidozie acabar por saír.

- da defesa para a frente estamos ainda mais curtos, mesmo desconhecendo qual será o sistema de jogo preferencial. Para médios defensivos, Javi (o único '6' puro) e Seba transitam da época passada. Veremos como pode estar o espanhol a '6' e esperemos que a forma física do colombiano permita uma primeira parte de época diferente à anterior. Se sim, é desde logo uma mais valia. Esperar também para ver como será Makoutá, ex Braga e que vem de fazer 30 jogos na Liga búlgara, e Reisinho, acima de tudo como estará depois da grave lesão e quanto tempo precisará para readquirir ritmo. Concluíndo: Seba está lá, o que é ótimo. Mesmo confirmando-se a chegada de Vukotic, as opções para o meio campo continuarão curtas. Um ou dois médios, em princípio, deverão chegar nos próximos dias. Sendo fortes, serão dois, no mínimo.

- no ataque, algo semelhante ao meio campo, mas com uma dúvida pública: como será a situação de Ellis. Não contando com o hondurenho, as opções são três para, em princípio, três posições: Yusupha, Sauer e a única contratação ofensiva, Gorré. Santis pode ser promissor, mas mesmo julgando pelo pouco tempo de utilização num contexto que até seria favorável ao oposto, dificilmente terá lugar. Mesmo no plantel. 
Renovação e permanência de Sauer foi uma excelente notícia, e também muito bons os sinais dados por Yusupha nestes primeiros dois jogos. O gambiano parte todos os anos como lenda-promessa-a-explodir, mas vai ficando aquele amargo ano após ano, sensação que podia ter... explodido mais. A postura - se bem que numa pequena amostra - faz crer que pode ser este ano, haja equipa para isso.
Evidentemente curtos no ataque. Dois, três extremos/alas, um, dois avançados centro.
 
Guito, Breno, Tomás Couto, Reymão, Moutinho, Berna, Fran, Tavares, Morais, Santos, excelente valores, veremos se conseguimos dar seguimento através de empréstimos ou se algum deles terá lugar no plantel para, pelo menos, conseguir evolução. Aqui deve ser algo encarado como 'extra' - partindo do princípio que podem evoluir ficando - e nucna como opções já válidas para podermos ser competitivos como queremos.


Em suma, quinze/dezasseis jogadores, muitos ajustes a fazer e algumas posições com reforço obrigatório. É notório que a época 'a sério', infelizmente, começará um pouco mais tarde para nós. Pré-época foi literalmente ao ar, assim como a promessa de estar tudo 'em ordem' no início do campeonato. Não esteve, nem estará,  diria que a 'meta' será mesmo fim de agosto, altura em que encerram as inscrições. Pagaremos por isso (aliás, já o fizemos) cabe-nos a nós recuperar o tempo perdido.

E isso vai ser muito importante naquilo que poderemos fazer: dar TEMPO. Fundamental. Dar tempo para "formar o plantel, fazer o onze, trabalhar o jogo", mesmo que soframos alguns tropeções no trajeto inicial.

Esperemos pelos próximos dias, concerteza nos trarão novidades sobre o plantel.



Força Boavista!

1 comentário:

  1. Ui só eu que vejo que com este plantel, descemos e nem discutimos a descida?? NÃO TEMOS NADA AVANÇADOS ENTÃO NEM PRA 2a LIGA

    ResponderEliminar