terça-feira, 8 de agosto de 2023

Porque Sou Adepto do Boavista?


Seria mais fácil ser adepto de um clube com mais sócios e títulos, como um Benfica, um Sporting, ou, - porque representa também a minha cidade (embora a maioria dos seus adeptos seja das cidades circundantes: Gondomar, Maia, Gaia, Espinho, Paredes,...) - do FCP.
O Boavista é Aldoar, é Ramalde, é Foz, é Lordelo do Ouro, é Paranhos, é...Porto (pese embora a diáspora Boavisteira).
Mas Boavista também é isto: classe, respeito, camaradagem, valores, no desporto e fora dele. Aliás, é, para mim, o clube que mais pode dar aulas a todos os outros nestas categorias.
Hoje, durante a noite, adeptos cobardes que, obviamente, estão ligados ao FCP (e não adianta presumir inocência até porque se trata de uma situação reincidente) vandalizaram um dos nossos símbolos. Não terá sido alheio ao facto de termos acabado de celebrar a bonita idade de 120 anos e, por isso, sermos o clube de futebol mais antigo da cidade, ainda que o outro clube, nascido em 1906, e mergulhado numa crise identitária, não saiba lidar bem com isso, ao ponto de tentar reescrever a sua história, sem sucesso.
Acredito, ainda assim, que a maior parte dos adeptos do FCP (e conheço muitos) não só não se revejam como condenem este crime, que já tem reincidência: 2002 e 2005, pelo menos.
Terá sido, por ventura, uma reação a um ato de amor pelo clube, já que, durante a semana, alguns Boavisteiros foram afixando faixas em vários pontos da cidade (que não é de ninguém, muito menos de um clube) que nunca foram "contra" ninguém, mas, antes, "pelo" e "a favor" do Boavista. Foi um gesto de amor pela instituição. Não, nós não somos esse tipo de adeptos. Do "contra tudo e contra todos", embora possamos dar aulas a muitos outros sobre essa perspetiva...
Não espero que o FCP - até pelo que tem vindo a representar no desporto português ao longo dos últimos 40 anos - nos parabenize pelos 120 anos (c/o não o fez. Pelo contrário, publicou uma data aleatória no dia 1 de agosto, em jeito de provocação...que cai mal, pois a história não se apaga).
Nem tão pouco espero que condene este ato, como nunca o fez em situações anteriores exatamente iguais.
Na verdade, nem o próprio poder local deixou uma palavra de felicitações ao clube mais antigo da cidade (que, já agora tem no seu brasão as cores verdes e brancas...), uma instituição centenária do Porto...
Não espero, nem conto com nada disso.
Resistimos, reerguemo-nos e, pelos vistos, ainda incomodamos. Bom sinal.
Mesmo depois de tudo isto, a resposta perante este ato criminoso (mais um, que mancha o nome da cidade) é esta: classe, elegância, mencionando a data de nascimento desde grande clube (real, não inventada) cobrando "respeito" a quem diz que a cidade se confunde com o clube com o mesmo nome e que se arrola como defensor e representante do Norte (e fica à vista de todos como tratam estes paladinos da "seriedade", da "compostura" e da "honestidade" - contém ironia - outros nortenhos...).
Para quem não sabe, deixo o hino do Boavista:
Boavista, Boavista, É do Porto muito amado;
Tem distintivo bairrista
Preto e branco axadrezado.
E no estádio a multidão,
Quando ele entra na pista,
Rompe nesta saudação:
Boavista! ... Boavista! ...
Luta sempre com vigor,
É brioso e é leal;
No prélio põe todo o ardor
De princípio até final;
No seu vibrar sempre amigo,
No seu porte sem igual,
Ama o estandarte querido,
Prestígio de Portugal!
Vamos em frente
Pela bandeira
Vê-la fulgente
E altaneira,
Ser desportista
Puro Ideal,
P' lo Boavista! ...
Arraial, arraial, arraial!
 
Sou Boavisteiro por tudo isto. Boavista sempre!

7 comentários:

  1. Excelente texto, em que me revejo!

    ResponderEliminar
  2. Já tive a oportunidade de comentar no Boavista Scenes, e volto a realçar o apreço pelas palavras do texto. Estes adeptos, que infelizmente esge clube tem bastantes, são de uma pequenez tamanha que não há palavras. Este clube está habituado a ser vítima e não consegue admitir outro clube senão o deles. Somo orgulho, somos Boavista!!!

    ResponderEliminar
  3. quem é pequenino de alma, vai ser sempre pequenino. outra coisa não se pode esperar.

    viva o Boavista!

    ResponderEliminar
  4. Como Boavisteiro que não tem ligações com a cidade do Porto, acho até que atos do estilo que foram praticados, revelam a pequenez do clube de quem os perpetrou, porque o Boavista é um clube da cidade do Porto... mas é muito mais do que apenas isso... os outros pelos vistos é que são pequenos porque acham que só pode exisitir um clube por cidade.

    ResponderEliminar
  5. Não escreveria melhor, parabéns pelo texto e seu significado.
    Podem pintar, podem manchar, podem agredir ou até mesmo querer iludir, mas ninguém nos humilha. Somos Boavista.

    ResponderEliminar