segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Isto Não Está Fácil


◾ Como diz o nosso treinador: "não está fácil". Em catorze jogos, somos a Equipa com mais empates, menos vitórias e a pior a jogar no seu estádio. Lanterna vermelha e a seis pontos do sétimo classificado, o que, parecendo pouco, é mais de metade do que amealhamos até aqui. Se bem que neste momento parecendo a distância para lugares seguros curta, a verdade é que, olhando ao calendário, no próximo mês a fosso pode ser cavado e, [knock knock], possivelmente de forma irremediável. Como já se discutiu, urge retificar erros na formação do plantel, no fortalecimento da Equipa-base, dota-la de argumentos que, rapidamente, façam minimizar os danos que os seus principais defeitos provocam. A confiança é fundamental, mas não chega.

◾ Falava-se nisso no último post: do motivo do apelo à confiança. Fácil perceber: não há mais nada para invocar.
E, por acaso ou nem tanto, Tondela foi útil para percebermos no que mais interfere a confiança: equipa com bola, porque no resto... 
Tivemos 10 minutos razoáveis no momento ofensivo, fruto dessa mentalidade e da tal evolução coletiva que fomos vendo quando não estamos por baixo no jogo.
O problema maior é onde mais pesa a experiência, o sentido posicional, a consistência, a agilidade, a organização... defensiva. Repetindo: não só a linha defensiva, mas sobretudo. E arrisco a dizer, o maior impacto dos erros na formação do plantel residem aí mesmo: na defesa. E enquanto não resolvermos esse problema, enquanto não dotarmos a Equipa de melhores soluções para melhorar a organização defensiva, só com trabalho e evolução individual não chegaremos a bom porto. Não é tarde, ainda vamos muito a tempo e mais vale tarde e bem, mas... é mesmo preciso.

◾ Foi ingrato o jogo de sábado. Pagamos muito caro os erros - claro, defensivos - e fomos incapazes de, ainda com menos argumentos, de reagir com impacto no resultado. 
Mas esteve aí o ponto positivo: na reação. Sentimos uma Equipa unida, esforçada, com vontade e querer em dar a volta aos acontecimentos perante tamanha adversidade. Marcar um golo com 9vs11 é assinalável, mas se há coisa que não precisamos agora é de vitórias morais. Erramos onde mais o temos feito, lutamos contra algo que não controlamos - além do adversário - mas, friso, apesar de prejudicados, não foi por aí. 
E de assinalar também outro estado de espírito, patente no jogo de sábado, e que tem andado tão alheado da nossa Equipa e Clube: a revolta. Revolta por nos prejudicarem, revolta por quererem o nosso mal, revolta pelo contentamento em nos verem 'enterrados'. Revolta pela derrota, pela forma como ela chegou. E é também muito disso que precisamos e que nos tem faltado. À Boavista.

Unir, nestes tempos, é difícil. Mas discutamos. Revoltemo-nos. Critiquemos. Temos a palavra, nóse a direção, reforçando a Equipa.


Força Boavista!

Sem comentários:

Enviar um comentário