terça-feira, 29 de junho de 2021

Arranca a Época!


Dia tão bom o de ontem. A apresentação do Treinador, o regresso dos nossos Rapazes, e a novidade maior que foi tão somente aquilo que deveria ser norma no nosso Clube: a comunicação. Simples, direta, oportuna, eficaz. Obrigatória, diria. Sim, porque como disse o nosso novo Timoneiro, somos um Clube exigente. No bom sentido, acrescento. E muitas vezes, com razão, nos queixamos que parecemos a Coreia do Norte nesse aspeto. Fechados, calados, dando aso a especulações, dúvidas, trincas e teorias. No aspeto desportivo esta abertura e clarificações deveriam ser uma constante. E não o tem sido. O desejo, em formato de sonho, é que este seja um sinal que as coisas vão, de facto, melhorar.

Passemos então ao que importa: discutir.

◾ começando pelo fim, pelas dispensas. Às esperadas e mais que compreensíveis - Christian e Benguché - juntam-se os centrais Jesus Goméz e Devenish. Se no caso do mexicano foi evidente a falta de adaptação (qualidade?!) ao futebol europeu (bem mais exigente que o sul americano), com Devenish é um pouco mais discutível. Desde logo, porque foram 29 jogos de um miúdo de 20 anos que, inicialmente, viria para competir (e evoluir) nos sub23. Parte do problema residiu aí mesmo, na falta de preparação para o patamar Primeira Liga. Fica a dúvida se o investimento não valeria a pena, ou seja, se a necessária evolução estava ou não ao alcance. Não estaria, e a verdade é que o jogador revelou imensas dificuldades, pelo menos na posição em que mais foi aposta, a de central. Acredito, facilmente colmataremos a 'baixa' e sim, ficaremos a ganhar. 
Não vale a pena abordar Benguché. Todos percebemos.

◾ basicamente, confirmaram-se os nomes que serão a 'base' transitória para esta nova época: os dois guarda redes (faltando ainda o titular), Nathan/Cannon, Chidozie/Porozo/Rami, Mangas/Hamache, Javi/Seba/Reisinho, Paulinho/Sauer/Elis/Yusu. Aproximadamente... 15 atletas. Bem melhor que a 'revolução' da época passada. Muito cedo ainda para avançar com 'jotapegs' da Equipa... falta muita coisa.

◾ junte-se os nomes dos mais jovens, e aí veremos se algum surpreende JPS no que toca a ter algumas possibilidades de ser real opção. Morais, Barros, Ndezi, Luís Santos, entre outros, serão alguns dos mais promissores. Para já, numa perspetiva de futuro e ambicionado uma Equipa de Primeira Liga o mais competitiva possível, o ideal seria manter os melhores contratualmente ligados ao Clube mas, com o objetivo de evolução, poderem competir em patamares e contextos condizentes não só com sua idade mas sobretudo com a sua capacidade neste momento. Não há sub23, seria ótimo, digo eu, que houvesse possibilidade de cedência ou empréstimos. Friso, depois da análise da Equipa técnica, obviamente. Em 90%, acredito, o [melhor] caminho, para todos, será esse.

◾ duas notas: desta 'base', veremos ainda se haverão saídas/vendas e que capacidade teremos para lhes resistir. Não resistindo, perceber o porquê, ou com que força cedemos. Fará parte do tal "investimento" que falamos nestes dias.
Por outro lado, e sem dúvida mais importante, que argumentos teremos no obrigatório 'ataque' ao mercado para fortalecer a Equipa. 

Está visto, e não é difícil, que para crescermos (é esse o objetivo, certo?), precisamos de número e Qualidade. Aguentemos uns dias para percebermos com que potência.

Certo, ou quase, é que não será com o mesmo diretor desportivo responsável pela construção do último plantel. O que até é um bom sinal. Melhor ainda olhando ao que, muito provavelmente, aí virá. Aguardemos. 


Força Boavista!

1 comentário:

  1. E o novo director desportivo? No chaves falhou largo...os flavienses têm muitas queixas, só jogavam os amigos e os "interesses"...duas épocas seguidas a falhar a promoção...na segunda liga e vem para o Boavista?

    ResponderEliminar