sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Plantel...


Claro que ainda estamos numa fase muito embrionária no que toca à formação do plantel, mas cá fica - com muita especulação e incertezas à mistura - uma pequena ideia do que já temos ou possivelmente teremos. Como sempre, com o propósito de lançar a discussão. 

▪️ dos que transitam, dúvidas maiores residem em Lucas, Dulanto e Cardozo. Também, embora por motivos diferentes, em Yusupha, Bueno e Cassiano. 

▪️ Seba, Porozo e Jardim, obviamente, não estão cá, mas são nomes que já se falam há bastante tempo, partamos do princípio que serão possíveis. Elezi insere-se nesse lote, mas encaremo-lo para os sub23.

▪️ muito por alto, praticamente só uma posição estará fechada, a de lateral esquerdo (e mesmo essa...). Em todas as outras é de esperar mais chegadas.

▪️ não incluímos os jovens (mesmo alguns da formação) que estão a treinar às ordens de Vasco Seabra. Esperemos para percebermos melhor se ficarão no plantel principal ou se integram os sub23.

▪️ alguns jogadores poderão fazer várias posições, também por isso teremos que esperar para ver quais as zonas mais em falta.

▪️ esqueci do Paulinho! Como pode? Acrescentar ali no meio campo.

calma que isto nem a meio vai.

Opiniões? 🔎◾◽

Be ready!

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

6° reforço


▪️ 6° reforço oficial e que reforço! Jovem de 21 anos com enorme potencial, fez grande parte da formação no Benfica (passou por cá nos u11) dando nas vistas na época passada, primeiro na 'b' depois em Moreira de Cónegos. Médio muito bom técnica e taticamente, capaz de fazer várias posições do meio campo para a frente.
O Clube informa que chega por uma temporada, subentendendo-se que virá por empréstimo (algumas notícias avançam que com direito de opção, o que seria ótimo).

▪️ aos poucos, vai ganhando forma o plantel que estará às ordens de Vasco Seabra. O que mais agrada (até pela aparente 'lentidão' com que está a ser formado, apesar de mau para a nossa ansiedade poderá ser sinal de prudência e paciência nas operações) é que tudo parece fazer sentido. Há um rumo, uma estratégia, um plano a seguir. Esperemos.
As notícias sobre o interesse em Bruno Alves (relembro, algo confirmado pelo pai do jogador) e Javi Garcia parecem vir confirmar um dos pontos mais importantes dessa - suposta - estratégia: é fundamental existir uma boa combinação entre jovens com potencial e jogadores experientes (e então falando desta experiência ao nível destes dois, por exemplo...). Além, claro, da qualidade individual e das melhores condições físicas possíveis para poderem também garantir competitividade ao plantel. Mas reforço, esta mistura pode ser um ponto muito forte nos próximos tempos.

▪️ segunda feira passada (por acaso no dia em que passaram seis anos do nosso Regresso) foi um dia em certa medida marcante. Todos nós já estamos há algum tempo entusiasmados, mesmo receosos e até apreensivos sobre a nossa atual realidade e, esperemos, por mais este subir de degrau ser cada vez mais uma realidade. Mas o mundo não estava a par. Ignorante, longe do interesse, como habitual com as antenas viradas para o ganho de audiências ou as apresentações holywoodescas.

E, por isso mesmo, embora possa parecer cedo ou desnecessário, chegou um momento para fazermos aquilo em que somos realmente fortes: de nos unirmos. A bola ainda não rola (como desejaríamos...), mas os holofotes já se viraram para nós mais do que aquilo que muitos julgavam ser possível. 
O corropio de notícias sobre este ou aquele jogador tem tudo menos boas intenções. Cabe-nos a nós saber reagir e confiar em quem comanda.
Os jogadores que eram "sarrafeiros" há 3 meses, já são um exemplo de raça e sacrifício como "só o campeão". Cabe-nos a nós tentar perceber os motivos e confiar que tudo foi, pela nossa parte, bem pensado. 
Dizem que estes nomes não são para a nossa realidade, para a nossa "dimensão", pequena para a qualidade que se fala. Cabe-nos a nós esperar tranquilamente, ajudando os nossos com a humildade e união que sempre nos caraterizou.

Estejamos prontos. Unidos. 

Mais Panteras chegarão, mas só quem o merecer.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Ano Zero?


Dado o valioso conteúdo no texto do José Pedro Pais (membro do Conselho Geral do Boavista FC), que além da sua opinião pessoal nos permitiu ficar a conhecer mais alguns pormenores das mudanças que se avizinham, julgo que se justifica contribuirmos para a discussão que se pretende, dada a quantidade de informação disponibilizada e tal a confiança que nela depositamos.


Começando pelas confirmações e pelos motivos que nos levam a encarar a entrada de um investidor - desejada há tantos anos - como uma oportunidade de ouro tendo em vista não só a sobrevivência do Clube como o seu crescimento.
Já foi discutido inúmeras vezes por todos nós: a nossa situação financeira, e consequentemente desportiva, é extremamente débil, o passivo gigantesco comparado com as receitas, as dificuldades para formar equipas competitivas tem sido uma evidência, as reconstruções de plantel são obrigatórias época após época e, mais importante ainda, a sensação de vivermos no fio da navalha é evidente.

Risco, seja qual for a decisão, estará sempre presente, resta saber qual delas abrirá melhores perspetivas.
 
Mantendo a realidade atual é fazer fé no lento crescimento. É sobrevivência, o que fazemos há 15 anos. Em pleno meio selvagem repleto de animais famintos ao redor.
A segunda hipótese é a do mundo dos empresários de Futebol. Há quem a defenda e por razões compreensíveis, mas será talvez o caminho mais instável e menos autónomo, de mais difícil crescimento a médio-longo prazo.
 
 
Assim, permitam-nos saltar para a terceira hipótese avançada, a que mais agita o nosso batimento cardíaco.
Pegando num pequeno exemplo, que não deve sequer servir de base para o que quer que seja, relembro uma pequena sondagem sobre a entrada de um investidor no Clube em que somente 8% das respostas foram de reprovação ao mesmo. Falo nisto porque, sentindo o pulso ao universo axadrezado (redes sociais, amigos) ficamos com a sensação que a esmagadora maioria está recetiva à venda da maioria da sad e, sobretudo, à entrada deste investidor em concreto. Gérard Lopez, Luís Campos, as caraterísticas do grupo, a forma como, aparentemente, trabalham, transmitem alguma segurança e otimismo consciente. Tendência essa, julgo, ainda mais reforçada com estes recentes esclarecimentos e a própria opinião pessoal do José Pedro. Penso que maior que essa vontade só mesmo a de sermos cabalmente esclarecidos sobre inúmeras questões (algumas delas recentemente colocadas por um Adepto, publicadas aqui no Blogue).

Acima de tudo, a grande questão que me inquieta - não esquecendo todas as outras - é mesmo esta: as salvaguardas futuras que o Clube deve ter. O que poderemos fazer, que mecanismos existirão para precaver uma eventual má gestão/desinteresse ou simples revenda da SAD.

Daí a extrema necessidade do tal prometido esclarecimento aos Associados, o qual será, sabe-se agora, em forma de Assembleia Geral. Duvido muito que. em caso de reprovação, seja possível retroceder ou manter parte do projeto sem que tal interfira negativamente na época em curso. Apesar do capital de confiança ser, para já, inabalável, julgo que nesse aspeto em particular chegamos quase a um ponto sem retorno.
 
Desportivamente, o reforço de algumas ideias importantes: o trabalho com Luís Campos (e Ademar Lopes, acrescento) e a sua imensa mais valia no que toca ao scouting, a aposta num modelo de jogo favorável à valorização do plantel, plantel mais curto que o habitual (não será difícil...) tendo em conta a criação dos u23, o aumento da qualidade, a promessa de um plantel equilibrado e de acordo com o modelo de Vasco Seabra.

Aqui sou fiel à velha máxima: mais que discursos de promessa de reforços sonantes, idas à Europa ou Futebol espetáculo, tudo compreensível, prefiro ver o trabalho, o que e como é feito para a probabilidade de atingirmos os objetivos ser maior. Por isso, com confiança, há que esperar para depois sim, podermos analisar.


Está, como sempre, aberta a discussão.


Hoje é o dia 1 (do ano zero?), mais logo uma primeira visão sobre aquilo que mais nos apaixona: a bola a rolar.
 
 
 
Força Boavista!

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Grande Mateus!


▪️ Mateus despediu-se do Boavista. 121 jogos com a nossa Camisola (96 nesta passagem), um dos mais influentes nas últimas três épocas e sempre um exemplo. No profissionalismo, na atitude e liderança, nos bons e nos maus momentos a sentir e a defender o Xadrez. O Mateus é entrar em campo e nós confiarmos, sabermos que vai saír o melhor possível dali. 

▪️ é isso que representa a Pantera. E quem vier, sem exceção, é encarnar o espírito, a mística, e crescer com ela. Todos crescermos juntos. É so essa a exigência.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Angel Gomes

▪️ dizem que é muito bom jogador. Luso-inglês de 19 anos, internacional (e capitão) pelas seleções jovens de Inglaterra, é médio ofensivo/extremo/avançado. 

▪️ é daqueles empréstimos que fazem sentido: apesar de ter chegado a custo zero ao agora clube de origem, seria um alvo impossível para a nossa realidade.

▪️ falando de impacto, também é diferente ao que estávamos habituados: promessa da Inglaterra, vem do United (poucos jogos, mas três como titular na Europa League) e tem uma carrada de seguidores que nem sabiam que existíamos mas agora já sabem.



2° Reforço

▪️ 2° reforço oficial e confirmação de Ricardo Mangas: lateral esquerdo, bom defesa e tecnicamente muito bom para um jogador da sua posição. 
22 anos ex-Aves, 90 jogos nas últimas três épocas entre 3°escalão,  segunda e primeira ligas depois de acabar formação no Benfica. 

▪️ Vão sendo sinais e nada mais do que isso, mas confirmam-se algumas das melhores ideias: é jovem, promissor e português, e assina (mais um a fazê-lo) por 4 épocas. E assina por nós, ao contrário do que foi noticiado de que chegaria por empréstimo do Lille (o que sendo um dos "jogadores-alvo" da nossa realidade não faria muito sentido).

▪️ Tudo indica que a lateral esquerda poderá estar fechada e mesmo sem discutir o valor dos atletas, ter duas opções já é uma melhoria em relação a 19/20.

domingo, 2 de agosto de 2020

O Primeiro Reforço 2021


▪️ Está confirmado, via Presidente, o primeiro reforço 20/21: Hamache, franco-argelino, lateral esquerdo ex-Nice. Sendo das escolas do clube francês nunca atuou na equipa principal, fazendo 25 jogos na última temporada pelo Red Star (por empréstimo), 3° escalão francês. Desconhecendo por completo as suas caraterísticas, é bastante provável que a escolha do jogador seja fruto do trabalho em conjunto com Luís Campos e Ademar Lopes.

▪️ Discurso ambicioso de Vitor Murta acerca dos objetivos desportivos para os próximos tempos. Saltamos de um estado de sobrevivência e lento crescimento para ambições europeias. Prefiro constatar melhorias no plantel e estrutura antes mesmo deste discurso - principalmente de quem esperava "muito mais" do último plantel - até porque, certamente, não estaremos sozinhos nesta luta e haverá todo um novo contexto que ainda desconhecemos.
Realce-se o risco inerente destas afirmações e do entendimento geral que podem alcançar. 
Além disso, a última vez que "abrimos a boca" nas ambições, caímos em ambas as Taças à primeira batalha...

▪️ Depreende-se, mais uma vez, que a parceria com o investidor já será um ponto sem retorno. Faltando saber os contornos, esperemos então pela já prometida sessão de esclarecimento e para percebermos melhor o anunciado distanciamento com o clube francês, fazendo "sozinhos o nosso caminho".  

▪️ Acerca da loja, a melhor e mais bonita desde que deixamos de vender os produtos no balcão da secretaria. Muito boa, assim como os equipamentos, no Futebol e nas modalidades.